Vinte reeducandos fazem curso do Pronatec em Cáceres
Por Diário de Cáceres/Clarice Navarro Diório
21/11/2013 - 13:11
Com o que há de mais moderno em termos de educação profissionalizante, o container do Senai está estacionado na Cadeia Pública de Cáceres, onde, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), 20 reeducandos estão fazendo o curso de assentamento de revestimento cerâmico. O diretor da unidade prisional, Alexandre Mendes Vieira, informou que o container abriga uma sala de aula com carteiras, quadro, aparelho retro-projetor, enfim, é uma sala de aula completa e de última geração. O curso faz parte do programa de ressocialização adotado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, que pretende preparar o preso para a sua reinserção na sociedade.
Além dos cursos profissionalizantes já realizados através da parceria com o Senar e Sindicato Rural, de jardinagem, e de artesanato para a Cadeia Feminina, continua, normalmente, as aulas da Escola Nova Chance, tanto na Cadeia Pública, hoje com uma média de 380 presos (a capacidade é para 230), como na Cadeia Feminina, hoje com 60 detentas, dentro da capacidade física. Na Feminina, será implantado o curso de costura. As duas máquinas já estão a disposição. Elas irão fabricar uniformes para as unidades prisionais da região. Além de profissionalizar, os cursos contam como remição da pena, na medida de um dia a menos para cada três dias de aula.
Os presos de Cáceres também farão o Enem 2013. No ano passado, cerca de 70 deles fizeram. Este ano, os professores estão realizando o cadastro dos alunos interessados.
TUBERCULOSE
Enquanto os presídios da capital registraram centenas de casos de tuberculose, na Cadeia Pública de Cáceres foram diagnosticados apenas dois. Um trabalho em parceria com o Hospital O Bom Samaritano fez o teste em todos os detentos e os dois presos doentes foram isolados, tratados e já voltaram ao convívio com os demais detentos.