Índice de infestação do mosquito da Dengue coloca Cáceres em estado de alerta
Por Thiago Almeida/Ascom
21/11/2013 - 10:15
Um levantamento do índice de infestação predial do mosquito Aedes Aegypti realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Cáceres, por meio da Coordenadoria de Vigilância Sanitária, coloca o município em estado de alerta para a possibilidade do aumento de casos de dengue no período chuvoso.
O Levantamento Rápido de Índice par Aedes aegypti (LIRA A), técnica estatística adotada pelo serviço de combate a Dengue, para identificar os níveis de infestação do mosquito em determinado local, apontou um resultado de 8,0%, um dos índices mais elevados dos últimos anos, remetendo à infestação registrada entre os anos de 2009 e 2010. De acordo com a coordenadoria, este número inspira cuidados, conforme preconiza o Programa Nacional de Combate a Dengue.
O LIRA A busca reconhecer a real situação do município e oportuniza aos profissionais e gestores da saúde a tomarem as providencias a partir dos resultados obtidos, possibilitando dessa forma uma intervenção qualitativa em todos os níveis da atenção a saúde, principalmente na prevenção e também a assistência a possíveis pacientes.
Segundo a coordenadoria, a situação de Cáceres se agrava mais ainda se forem verificados os registros obtidos nos bairros, considerando que o LIRA A, é uma representação estatística da média obtida nos diversos bairros da Cidade. Existem bairros que registram níveis extremamente altos, como o Boa Esperança com um índice de 40% e os bairros Tancredo Neves e Jardim Solução, com 42,10% cada.
A equipe de combate à Dengue de Cáceres está mobilizada agora nos levantamentos de todos os outros distritos de Cáceres. Já foi concluído até o momento os estudos na Vila Sadia, cujo índice registrado foi de 12,20%, e até o final de semana a Vila Aparecida, Caramujo, Horizonte D’Oeste e Clarinópois também serão contempladas.
A partir das informações do LIRAa, a Secretaria de Saúde vai intensificar todas as providencias técnicas cabíveis para a elaboração Plano de Contingência de Combate a Dengue. Pra isso será agendada na próxima semana um reunião com todos os secretários, coordenadores e instituições parceiras para dar início aos trabalhos de elaboração do Plano, que prevê, além do combate ao mosquito e à doenças, ações de informação, conscientização e educação para prevenir casos e a proliferação do mosquito.
Para o prefeito Francis Maris Cruz o combate à dengue necessita do apoio de todos. “É preciso que a população também faça sua parte no combate à Dengue, lembrando que estamos entrando em mais um período chuvoso e os casos da doença tendem a aumentar”, concluiu.