Unemat participa de campanha mundial pelo fim da violência contra a mulher
Por Andreza Pereira-Assessoria de Comunicação
19/11/2013 - 17:57
A campanha mundial “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” tem o envolvimento da Universidade do Estado de Mato Grosso. O projeto de extensão “Radiando Comunicação: relações de gênero em pauta e na práxis”, do campus de Tangará da Serra, realiza a partir de hoje, 19, atividades em adesão à ação feminista que nasce em 1991 nos Estados Unidos. Mais de 154 países estão engajados na proposta desenvolvida mundialmente entre 25 de novembro e 10 de dezembro e que tem como objetivo combater as diversas formas de violência contra a mulher. O período foi escolhido por abrigar datas simbólicas da luta feminista e de outras minorias.
É a segunda edição da adesão da campanha pelo projeto da Unemat. A ação, que tem como tema “Violência contra Mulheres: você também é responsável”, prevê atividades até o dia 10 de dezembro. “É uma forma de trabalhar a responsabilidade que temos sobre esse tipo de violência”, esclarece Marinês Rosa, coordenadora da ação. A programação percorre datas como o “Dia da Consciência Negra”, o “Dia da Não Violência contra as mulheres”, o “Dia de Combate à Aids” e o “Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres”. A campanha “Novembro Azul” também foi incorporada na programação.
Programação
Hoje às 19h, o presidente do Conselho Estadual da Igualdade Racial, Pedro Reis de Oliveira, realiza uma palestra sobre consciência negra na UniSerra-Faculdade de Educação de Tangará da Serra. De hoje ao dia 22, a página do facebook do grupo de pesquisa realizador do projeto, “Relações de gêneros, gerações e sexualidades”, recebe poesias e manifestações sobre violência de gênero.
No dia 21, o urologista Marcos Guimarães fala no Centro Cultural da Unemat sobre o câncer de próstata. No dia 23, ocorre a Caminhada do Novembro Azul com concentração e saída da Escola 13. Já no dia 24, será realizado um ato público com o tema “Os 16 dias de Ativismo”. A programação prossegue até o fim de novembro e os dez primeiros dias de dezembro, sendo finalizada com uma apresentação do Conselho de Direitos das Mulheres.
As ações resultarão numa Audiência Pública a ser realizada na véspera do Dia Internacional dos Direitos Humanos, 9 de dezembro, em parceria com a Câmara de Vereadores da cidade.A temática dos Direitos Humanos e suas implicações sociais pautará a discussão.
Projeto de Extensão
O evento elaborado para a campanha é parte da ação de extensão “TPM Radiando e Comunicação”. “Escolhemos a sigla por ela se referir a um tema do universo feminino e também criamos um outro significado: Tangará por Mulheres”, explica Marinês. TPM foi criado em 2009, pondo no ar um programa de rádio que tem como objetivo “promover a inclusão das discussões de gênero nos meios de comunicação”. A produção será transmitida no dia 23 tratando do Novembro Azul e da violência contra a mulher. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis em sua página no facebook.