Comarca de Pontes e Lacerda realiza mais de 250 atendimentos no 2º Mutirão Comunitário
Por assessoria
19/11/2013 - 18:08
A Defensoria Pública da Comarca de Pontes e Lacerda participou do segundo Mutirão Comunitário realizado neste ano no Município. Com o stand mais procurado do evento, a instituição atendeu cerca de 280 pessoas, que buscavam desde a solicitação da segunda via da Carteira de Identidade, até orientação sobre retificação de nome e ações de divórcio.
Presente no município para inauguração da nova sede da Comarca, o Defensor Público-Geral, Djalma Sabo Mendes, fez questão de prestigiar o evento que, segundo ele, reforça a principal bandeira desta gestão da Defensoria: levar a instituição aos assistidos. “Esse tipo de ação é muito importante para facilitar o acesso de quem tem dificuldade de se locomover até a sede e para apresentar o trabalho da Defensoria a quem não tem conhecimento de qual é a função da instituição”.
Um exemplo é o morador da Zona Rural de Pontes e Lacerda, Carlos Alberto Flores. Sem Carteira de Identidade há muito tempo, Flores não conseguia realizar questões fundamentais, como operações bancárias. “Quando fiquei sabendo do Mutirão me programei para estar aqui, pois é mais rápido, menos burocrático e, principalmente, gratuito”. Da mesma opinião é Maira Conceição de Jesus, que estava esperando a realização do Mutirão para solicitar segunda via da Identidade.
De acordo com o coordenador da Comarca, Defensor Público Denis Thomaz Rodrigues, mostrar as atribuições da Defensoria, com atendimento imediato, é de fundamental importância não apenas para a instituição, mas para toda a população. “Nosso stand é o mais procurado, pois estamos aqui para resolver problemas e conseguimos resolvê-los”, enfatizou o Defensor.
O primeiro Mutirão foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal e, desta vez, com a Ordem dos Advogados do Brasil – seccional do Município.