Henry deve ficar em liberdade até início de dezembro
Por Hipernotícias
24/11/2013 - 13:39
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, vai esperar o parecer do Ministério Público para decidir sobre prisão de mais condenados no Mensalão. Isso deve dar tempo em liberdade ao deputado federal Pedro Henry (PP). A expectativa era de que o parlamentar iniciasse o cumprimento da pena ao longo da semana que passou.
De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, Joaquim Barbosa vai esperar parecer do Ministério Público Federal porque Henry e outros 5 condenados que podem ter a prisão decretada apresentaram recurso chamado embargos infrigentes.
O MPF ainda não se posicionou sobre quanto tempo demorará para apresentar parecer. O prazo máximo é 12 de dezembro. Já a defesa de Henry, sob comando do advogado José Antônio Alvarês, afirma que o Pleno do Supremo deve se manifestar sobre o recurso, o que dár mais tempo ao parlamentar de Mato Grosso que já figurou por anos como um dos mais influentes do Congresso Nacional.
Henry foi condenado a 7 anos e 2 meses em regime semiaberto por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Apesar de ter direito a trabalhar durante o dia e apenas dormir na prisão, a burocracia do Supremo deve fazer com que ele passe alguns dias sem poder ganhar a liberdade.
Assim como Henry, quem deve ganhar mais tempo com a decisão do ministro Joaquim Barbosa é o deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP), que também apresentou embargos infringentes.