Prato preferido, o segredo é o carinho
Por Diário de Cáceres/Clarice Navarro Diório
24/11/2013 - 13:43
"O segredo deste prato são as azeitonas", ele diz. Mas no decorrer da conversa, percebo que o segredo, na verdade, é o de sempre: o carinho no preparo, que faz tudo ficar melhor. O fazendeiro Sebastião Jorge da Cunha simplesmente "adora" o cozido feito pela esposa, Susi Maria da Silva Cunha. Ambos são cacerenses e casados há 53 anos, tem um casal de filhos e 5 netos. Para a foto, ela se penteia e ele faz a barba. E o olhar de carinho que ele dirige à esposa demonstra que o tempo só fez crescer o respeito, o companheirismo e o amor entre o casal. A afinidade é resumida na frase final: "nesses 51 anos, tudo o que ela coloca na mesa eu gosto".
O cozido -o prato preferido do sr. Sebastião, é um prato de "sustança". A pluralidade da receita deve estar dentro da panela e fora dela. É um prato para reunir a família. Tem cara de domingo.(Clarice Navarro Diório)
Receita de Cozido
02 kg de costela bovina
02 cenouras
1/2 kg de mandioca
01 banana da terra madura
01 pedaço de abóbora madura
01 batata doce
repolho a gosto
couve a gosto
03 batatas inglesas
azeitonas a gosto
temperos: cebola, pimentão, tomate, alho e sal.
Modo de fazer;
Corte a costela em gomos, tempere com alho e sal e cozinhe na pressão. Depois, acrescente os legumes em cubos, deixe cozinhar e engrossar o caldo. Servir com arroz branco e com pirão feito do próprio caldo da carne. (D. Susi)