Prefeitura de Cáceres inicia cadastro de micro e pequenas empresas
Por assessoria
02/06/2012 - 07:22
Camelôs, Mototaxistas, Cabelereiros, Salgadeiros, Feirantes, Vendedores Ambulantes e Artesões, que trabalham na informalidade, serão cadastrados a partir da próxima semana pela prefeitura de Cáceres e poderão ter acesso a empréstimos de até R$ 1,500 (Hum mil e quinhentos reais), sem taxas de juros e carência para pagamentos. Eles também terão isenção de seis meses de taxa de alvará.
O beneficio será concedido através da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, criada pelo município.
Segundo o secretário de Indústria e Comércio, Jorge Amedi, eles serão cadastrados como microempreendedores individuais, terão CNPJ, Inscrição Estadual e Inscrição Municipal, e poderão virar fornecedores da prefeitura, do Estado e até do Governo Federal.
O secretário acrescenta que o mais interessante, é que os microempreendedores poderão ter até um funcionário de carteira assinada, e só gastará mensalmente R$ 37,10, com INSS, ICMS e ISSQN.
Esta semana, o prefeito Túlio Fontes, se reuniu com secretários para determinar prioridade no cadastramento dos microempreendedores para que eles possam participar dos processos licitatórios do município.
“Temos que ser os primeiros a dar exemplo”, frisou acrescentando que “todos nós só temos a ganhar se tirarmos os micro e pequenos empresários da informalidade: ganha o comerciante que vai ter mais facilidade para pagar impostos, obter crédito, ter acesso à tecnologia, exportar e vender, até mesmo para a prefeitura. Ganham as pessoas que terão mais opção de compra e ganha o município que, só tende a crescer com esta iniciativa”, argumentou.
Para Jorge Amedi, além de ter acesso a inúmeros benefícios proporcionado pela Lei, os microempreendedores vão contribuir com desenvolvimento local, através da geração de emprego e renda.
“Quem ganha com isso somos todos nós, cidadãos que teremos mais acesso ao trabalho e, enquanto comerciante, mais acesso a vantagens advindas desta Lei, podendo investir em nossos negócios e crescer tanto quanto nossa cidade”, destacou.
O secretário explicou que uma equipe visitará in loco os comerciantes para prestar orientações, tirar dúvidas e divulgar os benefícios da Lei Geral.
“Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Secretaria de Finanças e outros órgãos diretamente envolvidos na liberação de alvarás vão participar desta ação, que busca também o envolvimento de toda a sociedade civil organizar em prol do desenvolvimento de nosso município”, frisou.
CONVITE
A PREFREITURA DE CÁCERES, PREFEITO E TODOS OS SECRETÁRIOS CONVIDAM TODOS EMPREEENDEDORES DE CÁCERES EM ESPECIAL OS M.E.I Micro empresario individual,
AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS PARA REUNIÃO DE INFORMAÇÃO DOS BENEFÍCIOS DA LEI GERAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE CÁCERES E SUA APLICABILIDADE.
DIREITOS, OBRIGAÇÕES E PLANOS DE FINANCIAMENTOS.
DIA:- 04 DE JUNHO
HORA:- 18:00 HORAS
LOCAL:- ROTARY CLUBE DE CÁCERES, NA RUA 13 DE JUNHO EM FRENTE AO HOSPITAL SÃO LUIZ.