Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Prefeitura realiza seminário de Educação
Por Thiago Almeida/Ascom
02/12/2013 - 12:02

Foto: Ronivon Barros
A prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou neste sábado o Seminário de Encerramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – Cáceres 2013. O evento reuniu professores, diretores e autoridades no auditório da Faculdade do Pantanal (Fapan), onde realizaram debates e troca de experiências na alfabetização infantil. O Seminário tem como objetivo divulgar e partilhar experiências exitosas de alfabetização em crianças dos 1º, 2º e 3º anos de ensino, oportunizando o diálogo entre os atores do Pacto, que trabalham nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Cáceres. A ação foi possível graças a união de forças entre Governo Federal, município e universidades, por meio da alfabetização de crianças até oito anos de idade e também na formação de professores alfabetizadores. De acordo com a secretária de Educação, Nelci Longhi, o Pacto é uma ação importante realizada pela Prefeitura. “Temos como prioridade trabalhar ações de alfabetização na idade certa com o intuito de garantir a nossas crianças mais condições de aprendizagem”, afirmou. Para o prefeito Francis Maris Cruz, a alfabetização é o primeiro passo para o desenvolvimento. “Educação é o fator mais importante para o desenvolvimento de uma cidade. Precisamos estudar e buscar mais conhecimento se queremos chegar mais longe. Ações como esta dão a garantia de um futuro melhor para a população”, destacou. PACTO O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos. Dentro dessa visão, a alfabetização é uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania.
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