Ezequiel cobra agilidade da SEDUC na reforma do ensino fundamental das escolas públicas
Por Assessoria
22/01/2014 - 18:05
O professor de matemática e deputado estadual, Ezequiel Fonseca (PP), voltou a discutir nesta semana a reforma na política do ensino fundamental das escolas públicas de Mato Grosso, especificamente, no ciclo de Formação Humana.
O parlamentar afirmou que em 2014 continuará a buscar junto à Seduc medidas que tragam avanços. Segundo ele, é necessário reavaliar o modelo atual para que os alunos não se tornem analfabetos funcionais.
“Muitos têm questionado sobre o porquê os alunos estão “passando de ano sem saber”, pois o método da escola ciclada implantado pelo governo há dez anos consiste na aprovação automática”
“O ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT) é um conhecedor do ciclo formação humana, no entanto, foi corajoso em reconhecer que há necessidades de mudanças no Estado de São Paulo no aperfeiçoamento do ciclo em busca do melhor desempenho dos alunos”, justifica.
Fonseca observa que além dos ajustes, há uma responsabilidade do governo de Mato Grosso em aumentar os investimentos na educação, melhorando as estruturas físicas e condições de aprendizagem.
“Temos que enfrentar os novos desafios para que as crianças aprendam e haja avanço na educação. O problema não é apenas aprovar automaticamente ou reprovar, mas entender que a ação pedagógica não está funcionando e precisa de reforma para obtermos melhores resultados educacionais, ou seja, que o aluna aprenda”.
Na data do dia 27 de novembro de 2013 o deputado esteve reunido com a secretária de Estado de Educação, Rosa Neide e na ocasião entregou um documento à gestora propondo algumas mudanças para o ano letivo de 2014.
Entre as mudanças propostas estão à entrega de boletins com notas a partir do 2º ciclo; recuperação no fim do ano para alunos com dificuldade e retenção de alunos que não conseguirem mesmo com a recuperação acompanhar os demais nas últimas séries (ano de cada ciclo).
Na última semana, o progressista voltou a se reunir com a secretária Rosa Neide com intuito de solicitar ações imediatas para aperfeiçoar o modelo do ensino fundamental implantado nas escolas públicas.