Três turmas do campus de Alta Floresta da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) colaram grau esta noite, (25) no espaço Gold Eventos. Os formandos da 38ª turma de Ciências Biológicas, e das 15ª turmas de Agronomia e de Engenharia Florestal se intitularam por nomes que precisam ser decifrados por todos aqueles que não pertencem as suas academias: “Serinus Canaria”, “Facóspora Paquirizi” e Scherolobium Aureum”, apesar de terem sido muito claros nas mensagens transmitidas por seus oradores. O professor Adriano Silva, reitor da Unemat outorgou grau aos novos 40 profissionais que chamou de “filhos intelectuais” e se despediu dos ex-acadêmicos com um até breve. “A Unemat estará sempre de portas abertas a vocês em qualquer tempo”, frisou.
O professor Rubens Neto, diretor do campus, comparou os graduados a sementes que se transformaram em dossel e falou da dedicação da Unemat para prepará-los. O pró-reitor, Ariel Lopes, acrescentou uma orientação “Para obter sucesso são necessárias duas coisas: dedicação e comprometimento”. Já a pró-reitora, Ana Di Renzo, falou de seu desejo de ver cada vez mais alunos na universidade e do quão ficou encantada com os oradores de Alta Floresta. “Foi muito bonito ver todos vocês agradecerem os professores e esta instituição de ensino” e ainda fez um pedido “Nunca esqueçam o juramento que fizeram esta noite”.
Durante a solenidade a mesa foi composta pelas autoridades acadêmicas: reitor da Unemat, professor Adriano Silva; Ana Di Renzo, pró-reitora de Ensino de Graduação; Ariel Lopes, pró-reitor de Gestão Financeira; e, pelos professores da Unemat campus de Alta Floresta, Rubens Neto, diretor Político, Pedagógico e Financeiro; Kelli Moreira, diretora da Faculdade de Ciências Biológicas e Agrárias, Luciene de Oliveira, coordenadora de Curso de Ciências Biológicas; Ivan Silva, coordenador de Curso de Engenharia Florestal; Luiz Ribeiro, coordenador do curso de Agronomia; e, Nilton Arantes, coordenador de curso de Direito; mais a técnica Rosimeire Souza, supervisora de Apoio Acadêmico. Também fizeram parte composição da mesa o deputado Estadual, Ademir Bruneto; o secretário municipal de Administração, Douglas Arisi, que representou o prefeito de Alta Floresta, Aziel Araujo.
Mercado de trabalho: Daniele Costa, do curso de Agronomia, já está trabalhando na área. Recentemente foi contratada por uma fazenda para atuar na área de rastreamento. “De quando comecei o curso para hoje, muita coisa mudou, me tornei uma pessoa diferente. Hoje sinto emoção, felicidade, ansiedade, tudo junto”, declarou Costa.
Não foi diferente com Eden Silva, do curso de Engenharia Florestal, que já atua na área e atualmente é o secretário de Agricultura de Alta Floresta. “Foram quase sete anos para formar. Cheguei a trancar quatro vezes por dificuldades de conciliar a família, os estudos e o trabalho. Mas eu não desisti”, falou Eden “Me sentindo realizado”.