Termina nesta sexta-feira (28) o período proibitivo de pesca, a piracema, para a reprodução dos peixes em Mato Grosso. A proibição começou em novembro do ano passado e, a partir deste sábado, dia 1º de março, está liberada a pesca nos rios do estado. Durante os quatro meses de piracema, a pesca foi proibida e a comercialização de peixes de rio também.
Na última semana do período proibitivo da pesca em Mato Grosso, o Juizado Volante Ambiental (Juvam) apreendeu na cidade de Cáceres, 646 quilos de pescado irregular em uma casa aparentemente abandonada dentro de uma propriedade rural. A apreensão aconteceu dia 25,terça-feira.
Trata-se de uma das maiores apreensões do atual período da piracema em Mato Grossox, que se encerra nesta sexta-feira com mais de 6,4 toneladas de pescado irregular apreendido pelas autoridades ambientais, segundo divulgou a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
Segundo o Juvam, a apreensão em Cáceres foi possível graças a uma denúncia anônima. No local, foram encontrados quatro freezeres com peixes como pacu, pintado e cachara. Também foram encontrados apetrechos como redes de arrasto.
O caseiro do local foi preso em flagrante durante a ação do Juvam. Ele pescava numa baía adjacente ao Rio Paraguai e foi multado em mais de R$ 27,9 mil.conteceu no dia 25.