Dos casos já registrados neste ano, a maioria foi em Sinop. Lá foram 693 notificações, enquanto em Cuiabá, 152, em Rondonópolis, 151, e Várzea Grande, 83. Do total de registros neste ano, cinco são considerados graves e outras cinco pessoas já morreram por conta da doença. Os casos de morte foram registrados nos municípios de Cuiabá, Sinop, Ipiranga do Norte,Várzea Grande e Campo Novo dos Parecis.
Para tentar prevenir a doença, a Secretaria de Saúde elaborou o Plano de Contingência para 2014 e 2015. Para isso, o governo de Mato Grosso deverá gastar aproximadamente R$ 6 milhões para prevenção e controle da dengue este ano, segundo a Superintendência de Vigilância em Saúde do estado.
No ano passado, foram registrados 44.748 casos de dengue em Mato Grosso, sendo a maior parte em Sinop, com 8.691. Em Cuiabá, foram notificados 3.750 casos e, em Várzea Grande, na região metropolitana, 805. Em Rondonópolis, a 218 km da capital, 3.271 pessoas contraíram a doença, segundo os registros oficiais.
Uma das medidas é garantir que haja atendimento aos pacientes infectados nas Unidades Básicas de Saúde para desafogar os hospitais. Também está prevista a criação de peças publicitárias com orientações para a população que frequenta essas unidades, e a capacitação dos profissionais da saúde.