O prefeito de Araputanga (MT), Sidney Pires Salomé, decretou situação de emergência na cidade, devido às intensas chuvas que atingem cerca de 70% do município. A medida foi confirmada pelo Assessor Jurídico Doutor Bruno Vinícius.
“O volume de chuvas que caíram e continuam atingindo o município é grande e vários bairros estão alagados. Muitas famílias sofrendo com os transtornos causados pelas águas que invadiram suas residências”, disse o prefeito ao destacar que várias comunidades rurais estão sujeitas ao isolamento.
A medida busca a recuperação imediata dos danos causados pelas as chuvas, várias pontes tiveram estrutura comprometida, aterros danificados, galerias destruídas. “ Estamos preocupados com a situação”, afirmou Salomé.
Uma equipe da Prefeitura Municipal está trabalhando no levantamento dos prejuízos causados. “Estamos visitando os bairros e comunidades, fazendo registro fotográfico da situação e vamos buscar ajuda imediatamente do Governo Estado e Federal”, disse o prefeito apontando a necessidade de ações emergenciais.
Os dados também serão apresentados para parecer da Defesa Civil Nacional e, para que o município possa buscar alternativas emergenciais para consertar os principais danos ocasionados pelas chuvas. Estima-se que os prejuízos poderão somar cerca de R$ 5 milhões.