Estudantes da zona rural do município de Porto Estrela (198 km de Cuiabá) estão em greve há mais de uma semana por conta da precariedade do transporte escolar
Os estudantes moram na pequena comunidade conhecida como Vãozinho, localizada a aproximadamente 25 quilômetros da cidade. Um ônibus transporta diariamente 30 crianças, porém ele se encontraria em péssimas condições, inclusive, com alguns assentos faltando.
De acordo com o morador Wender Pereira, a prefeitura teria deixado os alunos três semanas sem aula e depois enviou um ônibus velho para fazer o transporte.
Segundo o secretário de educação do município, Itamar Almeida da Silva, nenhuma greve foi deflagrada pelos alunos. Segundo ele, apenas uns quatro estudantes não estão comparecendo a escola, porém a secretaria ainda irá investigar o motivo.
Conforme o prefeito da cidade, Mauro André Dusinaro, foi necessário realizar um remanejamento dos ônibus escolares para atender alunos que moram em uma comunidade mais distante e por isto precisavam do melhor veículo. Ele afirmou que os próprios moradores da comunidade de Valinho depredaram o carro em sinal de protesto. Eles ainda teriam tentado atear fogo em uma ponte. Porém, segundo ele, o município praticamente não tem arrecadação própria e ainda arca com uma dívida do antigo governo. “Não temos condições de comprar novos ônibus agora. Se depredar, vai ter que andar a pé”.