Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Defesa de Landim entra com pedido de HC
Por RDNews/Glaucia Colognesi
02/04/2014 - 21:46

Foto: arquivo

O ex-secretário de Saúde de Cáceres Luiz Laudo Paz Landim, preso na terça (1º de abril) na Operação Fidare da Polícia Federal, jura inocência e os seus advogados vão entrar com pedido de habeas Corpus.  “Acreditamos piamente na inocência dele e que ele não recebeu qualquer tipo de vantagem financeira decorrente do suposto desvio de recursos da Saúde do município”, afirma Vinícius Cintra, um dos responsáveis pela defesa e integrante da diretoria da OAB de Cáceres.

Segundo Cintra, foi o próprio Landim quem comunicou ao prefeito Francis Maris Cruz(PMDB) e aos órgãos de controle acerca do sobrepreço nos produtos. O advogado ressalta que estão em posse de vasta documentação comprovando que o ex-secretário procurou avisar as autoridades competentes sobre o que estava acontecendo na pasta. Para ele, a prisão preventiva de Landim foi exacerbada e desnecessária, tendo em vista que existem outros procedimentos investigativos, um na Controladoria Geral da União e outro na Câmara Municipal e, de lá para cá, não aconteceu nada de novo que justificasse o cárcere.

O advogado destaca que somente no final da tarde de ontem teve acesso a um material mais detalhado da operação e, por isso, ainda não havia entrada com o HC.  Informa que após a conclusão do inquérito, Landim prestará todos os esclarecimentos sobre os fatos.

Entenda o caso

A operação foi deflagrada ontem pela Polícia Federal para apurar desvio de dinheiro de três programas federais de compra de medicamentos. Conforme a investigação, o esquema foi feito por meio do direcionamento de licitações, superfaturamento dos produtos adquiridos e ainda entrega fantasma dos remédios, ou seja, um servidor atestava o recebimento que nunca existiu.

Além de Landim, também foi presa outra ex-secretária de Saúde do município, Arlene Janissara de Oliveira Alcântara. Ao todo, foram expedidos 113 mandados, 30 de prisão preventiva, 27 de prisão temporária, dez conduções coercitivas para prestar depoimentos e o restante foram de busca e apreensão.

Carregando comentarios...

Educação

Unemat:Governo encaminha PCCS Docente à AL

02/04/2014 - 21:17
Anúncios e Comunicados

Comunicado do Observatório Social de Cáceres

02/04/2014 - 13:41
Utilidade Pública

Vagas do Sine para hoje,02

02/04/2014 - 12:30
Artigos

Doador

02/04/2014 - 00:48
Artigos

Pé de Pequi

02/04/2014 - 00:43
Economia

Cemat pede ajuste de 16%

02/04/2014 - 00:16