A equipe da Escola de Negócios da Universidade do Kansas vai participar da segunda reunião
da Rede de Cooperação, em Cáceres, no Mato Grosso
A segunda reunião da Rede de Cooperação do Projeto Bichos do Pantanal vai ocorrer no dia 27 de maio, na Sematur, em Cáceres, no Mato Grosso. Além dos representantes do setor privado, governo, academia e sociedade civil, vão participar dois representantes da Escola de Negócios da Universidade do Kansas, nos EUA. A ideia é mapear as possíveis alternativas de negócios para a região que devem se concretizar em possíveis novos empreendimentos no prazo de um ano.
Melissa Birch e Christy Imel serão as representantes da Universidade do Kansas durante as discussões da Rede. Birch é diretora da Escola de Negócios é especialista em empreendedorismo e Imel já atou no Parque Nacional das Pontes Naturais (Natural Brigdes National Monument), em Utah, e no Serviço Nacional de Pesca e Vida Selvagem de Roswell, no Novo México.
A Rede de Cooperação é uma iniciativa do Projeto Bichos do Pantanal, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Sócioambiental, e realizado pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental. O Projeto Bichos do Pantanal atua desde julho de 2013 no Mato Grosso com foco em três pilares de ação: a conservação da biodiversidade, a educação ambiental e a geração de renda para a comunidade local. Durante o encontro, Jussara Utsch e Douglas Trent coordenadora e pesquisador-chefe do Projeto Bichos do Pantanal, também apresentaram o histórico e principais objetivos do programa.
O primeiro encontro da Rede ocorreu em março e reuniu 34 representantes da sociedade civil, academia, empresários, gestores públicos e profissionais liberais de Cáceres. O grupo discutiu oportunidades e ameaças para o crescimento de Cáceres. O foco dos debates era delimitar possíveis atividades que possam impulsionar o desenvolvimento social em equilíbrio com a preservação do meio ambiente.
Durante o encontro o ecoturismo e o turismo de pesca foram as atividades escolhidas pelos grupo. O desafio de melhorar os indicadores sociais do município e ao mesmo tempo conservar o delicado ecossistema da região, onde Pantanal e Amazônia se encontram de forma única no Brasil foram os pontos determinantes para a escolha dessas atividades como foco dos debates futuros.
Também vão participar do Encontro
O encontro será no dia 27 de maio, 3ª feira, às 19:00 horas, na sala de reuniões da SEMATUR de Cáceres, no Mato Grosso. A diretora do Projeto Bichos do Pantanal, Jussara Utsch e Dougas Trent, pesquisador-chefe e especialista em ecoturismo no Pantanal há 30 anos também vão participar do encontro.