Como trabalho com prestação de contas desde 2004, quando foram feitas pela primeira vez, tomei a inciativa de iniciar um estudo dos números das contas prestadas pelos candidatos eleitos entre 2006 e 2010. Será apresentado em várias etapas para facilitar o entendimento e o comportamento dos números.
Em paralelo, faz-se necessário ressaltar a importância, para a eleição de 1014, de sistemas que controlem e acompanhem as contas dos candidatos, cuja prestação irão ocorrer em três fases.
A primeira acontecerá com aproximados 30 dias de candidatura, até 02 de agosto. Em seguida, até 02 de setembro com 60 dias, quando as contas terão como objeto a demonstração para a sociedade das doações e gastos de campanha. E por fim após 30 dias da eleição haverá a prestação de contas final, com indicação de todos os doadores e respectivas despesas.
Conhecer o passado, a pesquisa que estamos realizando, é vital para enfrentar os desafios do presente. Não são portanto questões excludentes. Saber o que se gastou e organizar as contas do presente, e somam e se complementam.
* Atila Pedroso de Jesus é contador e um dos criadores do programa www.E-Lege.com