Durante toda a manhã desta quarta-feira (02.07), várias crianças do segundo ano do Ensino Fundamental I do Coléigio Imaculada Conceição, puderam conhecer um pouco mais sobre a vida no campo. A ação faz parte do Projeto Filhos do Campo, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com organização do Sindicato dos Produtores Rurais de Cáceres.
O “Filhos no Campo” é voltado para crianças de 07 a 12 anos que vivem em centros urbanos e tem o objetivo de aproximá-las ao meio rural, mostrando da onde vem os produtos que usam no seu dia a dia. Durante a programação, as crianças participantes conhecem um pouco mais dos trabalhos desenvolvidos na área rural, como a criação de animais, entre outras atividades desenvolvidas pelo o setor, antes que os produtos passem pela industrialização e cheguem às prateleiras dos supermercados.
A professora da turma participante, Sonia de Paula, destaca que a atividade é muito importante para o desenvolvimento dos alunos. “As crianças conhecem e se interessam pelas atividades rurais, valorizando o trabalho do produtor e ensinando para elas uma outra realidade da qual a maioria não tem contato”, destacou.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Jeremias Pereira Leite, a ação também pretende despertar nas crianças o interesse de se trabalhar na área rural. “Temos a preocupação de garantir a continuidade do setor ensinando às crianças pequenas essa possibilidade. Pesquisas no campo dos agronegócios apontam que, em Mato Grosso, 51% dos produtores de leite possuem mais de 50 anos, o que indica uma pouco procura por essas áreas. Queremos apresentar às crianças a essas possibilidades”, disse.
O vereador Marcinho Lacerda, que esteve presente na ação, parabenizou a todos os organizadores e às crianças que participaram do evento. “O ‘Filhos do Campo’ desperta nas crianças o reconhecimento de quem faz da teraa o alimento, gerando interesse pela atividade, por meio de um trabalho totalmente voltado à preservação ambiental”, concluiu.