Hoje tem Brasil e Colômbia
Por Folhapress São Paulo
04/07/2014 - 11:52
Depois do sufoco contra o Chile, onde a vitória aconteceu
nos pênaltis, Brasil espera mais facilidade contra a Colômbia
Sem chegar a uma semifinal de Copa há 12 anos e pressionado pelo mau desempenho contra o Chile nas oitavas de final. Assim o Brasil chega às quartas de final contra a Colômbia, hoje, às 16h, no Castelão.
O Brasil volta a Fortaleza, mesmo palco do empate sem gols contra o México na segunda rodada da fase de grupos do Mundial. E precisa jogar bem para apagar a má impressão deixada contra o Chile, no Mineirão, quando saiu na frente por 1 a 0, sofreu o empate, levou uma bola no travessão no fim do segundo tempo da prorrogação e só conseguiu avançar nos pênaltis, graças ao goleiro Júlio César.
"É claro que existe a pressão de jogar um Mundial. Mas eu vou falar por mim: eu tiro de letra porque é um sonho", afirmou Neymar em entrevista coletiva na quarta, quatro dias após a partida contra os chilenos. "Estamos jogando no quintal de casa, a torcida é nossa e temos de estar felizes dentro de campo. Não podemos ficar pensando que se perdermos vamos estar mortos", acrescentou o camisa 10.
Se dependesse apenas de retrospecto, o Brasil seria amplamente favorito contra a Colômbia. Em 25 confrontos entre as duas seleções, os brasileiros venceram 15 vezes, empataram oito e só perderam duas. E a Colômbia chega pela primeira vez em sua história às quartas de final de uma Copa.
Porém, a campanha colombiana na Copa é impecável. Mesmo sem o astro Falcao García, cortado às vésperas do Mundial, o time treinado pelo argentino José Pékerman tem 100% de aproveitamento - a última vitória foi sobre o Uruguai, por 2 a 0 - e ainda conta com James Rodríguez, artilheiro do torneio com cinco gols em quatro jogos.
"Fizemos história e queremos continuar fazendo. Agora vem o Brasil e estamos conscientes de que é um adversário difícil, com grandes jogadores, mas esperamos ganhar', disse o astro colombiano após brilhar no Maracanã contra os uruguaios.
Mudanças - Para parar a Colômbia e chegar às semifinais, o técnico Luiz Felipe Scolari testou mudanças na seleção. Uma delas é obrigatória - sem o volante Luiz Gustavo, suspenso, Felipão deverá recuar Fernandinho e escalar novamente Paulinho entre os titulares.
Outra opção do treinador brasileiro é sacar o centroavante Fred para a entrada do zagueiro Henrique improvisado na cabeça de área, reforçando o meio-campo brasileiro. A hipótese é remota, mas tornaria Neymar o único atacante da equipe. Há ainda a possbilidade de Daniel Alves dar lugar a Maicon na lateral direita.
BRASIL
Júlio César; Daniel Alves (Maicon), Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Fernandinho e Paulinho; Oscar, Hulk e Neymar; Fred (Henrique). Técnico: Luiz Felipe Scolari
COLÔMBIA
Ospina; Zúñiga, Zapata, Yepes e Armero; Aguilar, Sánchez, Cuadrado e James Rodríguez; Gutiérrez (Bacca) e Jackson Martínez (Ibarbo). Técnico: José Pékerman
Estádio: Castelão, em Fortaleza
Horário: 16h
Árbitro: Carlos Velasco (Espanha)