Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Riva quer descentralizar o governo e levar secretariado para o interior
Por assessoria
26/07/2014 - 19:50

Foto: arquivo
 

O candidato ao governo do estado pela coligação Viva Mato Grosso, José Riva (PSD), pretende descentralizar a gestão estadual e realiza estudos que podem resultar na criação da Secretaria de Desenvolvimento Regional em quatro cidades: Barra do Garças, Rondonópolis, Cáceres e Sinop. Também anunciou que pretende levar todo o secretariado para essas cidades um dia por mês, para aproximar o cidadão do poder público.

 

Durante reunião com lideranças políticas, empresariais e comunitárias em Barra do Garças na manhã desta sexta-feira (25), o candidato afirmou que é preciso trazer o governo para perto da população. “Estamos realizando estudos para descentralizar a gestão pública. Precisamos fortalecer os municípios e, no meu governo, quero colocar a administração também no interior. Quero uma gestão onde os secretários estaduais não fiquem dentro da sala, pois precisamos de gestores na base para ouvir o povo”, garantiu Riva, acompanhado do candidato ao Senado, Rui Prado (PSD) , do vice-governador e candidato a deputado federal, Chico Daltro (PSD), e de outros candidatos da coligação Viva Mato Grosso.   

 

Com a criação das secretarias, as Regiões Araguaia, Sul, Oeste e Norte de Mato Grosso receberão estrutura para atendimento em diversas áreas como meio ambiente, administração, fazendária, regularização fundiária. “O cidadão não precisa se deslocar de Barra do Garças para resolver um assunto em Cuiabá. Precisamos facilitar a vida da população”, argumentou.

 

Pela proposta, um dia por mês o governador e o secretariado se deslocariam para essas cidades com o objetivo de discutir os anseios da sociedade e resolver os problemas administrativos. “Em Santa Catarina, estado menor que Mato Grosso, Secretarias Regionais já são realidade e deram muito certo. Vamos ajudar os municípios, assim como fizemos na destinação de 50% do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) para as cidades”, afirmou.

 

Sobre a destinação do Fethab para os municípios a partir de janeiro de 2015, que só será possível por meio da lei apresentada por Riva na Assembleia Legislativa e sancionada pelo Governo do Estado, ele disse foi uma atitude que comprova o quanto acredita nos prefeitos, na fiscalização das Câmaras Municipais e da sociedade civil organizada. “O cidadão mora no município, então, município forte é sociedade forte e governo presente”, comentou.

 

Na saúde, Riva lembrou que pretende construir um hospital estadual em Cuiabá e anunciou para Barra do Garças a implantação de um hospital regional no município. “Digo ao prefeito da cidade, Roberto Farias (PSD), para correr com os estudos porque, em nossa administração, vamos construir um hospital regional no município. Escolhi um médico como vice [Aray Fonseca], pois precisamos de mudanças na saúde. Não vamos permitir que nenhuma pessoa morra por falta de atendimento, a vida não pode ser desvalorizada, o cidadão merece atenção nas horas difíceis”.

 

Riva também lembrou que o seu projeto de implantação da ferrovia que interliga os estados de Mato Grosso, Pará, Tocantins e Maranhão representa a transformação da região do Araguaia. “Já disse isso algumas vezes nessa região, essa ferrovia é a solução para o Brasil. Temos investidores que se comprometeram a investir na construção, então no nosso governo, vamos ao Palácio do Planalto, convencer o presidente da República a incluir o projeto no Sistema Nacional de Viação”.  

 

MUNICIPALISMO – Representantes de seis municípios estiveram na reunião. Os prefeitos de Barra do Garças, Roberto Farias, de Nova Xavantina (Gercino Caetano), de General Carneiro (Magali Vilela) e de Ribeirãozinho (Marcos Aparecido), destacaram o perfil municipalista de Riva e afirmaram que este será um governo para o povo, com a melhoria nos serviços essenciais como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.

 

“Queremos um governador que tenha palavra, aguerrido, e que possui inúmeros serviços prestados por esse Estado. O responsável por destinar R$ 500 milhões para os municípios vai cuidar da nossa gente, promover melhorias em nossa gestão e dar condições dignas para nossa cidade crescer. Com Riva governador, o Araguaia será o vale da prosperidade e não vale dos esquecidos”, disse Roberto Farias.

 

Para o prefeito Gercino Caetano, Riva é um político sensível, por atender as demandas de todos os municípios, independentemente do número de população.

 

“Riva se preocupa com todos, atende da mesma forma e sempre busca nos ajudar, seja através de leis ou na junto ao Governo do Estado para implantar melhorias”.  

 

Carregando comentarios...

Polícia

Picape de vereador está na Bolívia

26/07/2014 - 11:45
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje, 25

25/07/2014 - 10:46