Pesquisa comprova que aves da Amazônia estão migrando para o Pantanal
Pesquisa do Projeto Bichos do Pantanal, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, indica que aves da Amazônia estão migrando para o Pantanal. A conclusão é do coordenador técnico, chefe de pesquisa e fotógrafo do projeto, Douglas Trent.
Segundo Douglas, aves como a curica (Amazona amazónica), a esmeralda-de-cauda-azul (Chlorostilbon mellisugus), o mutum-cavalo (Pauxi tuberosa), a garça-da-mata (Agamia agami), o gavião-de-anta (Captrius ater), o araçari-miudinho-de-bico-riscado (Pteroglossus inscriptus) e o alegrinho-do-rio (serpophada hypoleuca), até algum tempo avistadas somente na Amazônia, estão descendo o Rio Paraguai e indo para o Pantanal. A razão pode ser o aquecimento global, embora não haja certeza absoluta a esse respeito.
A notícia não é boa para o equilíbrio ecológico, uma vez que as espécies da Amazônia e as do Pantanal disputam os mesmos alimentos. E isso pode acarretar a redução ou a extinção de espécies.
O Projeto Bichos do Pantanal foi criado com o objetivo de mapear e analisar toda a fauna de Cáceres, na Bacia do Alto Pantanal, no estado do Mato Grosso.
Por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a Petrobras prevê investir 1,5 bilhão até 2018, em projetos de todo o país, com foco nas linhas de atuação. Para saber mais, basta acessar http://www.bichosdopantanal.org/