Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Medicina Unemat: reitoria e acadêmicos vão dialogar
Por Diário de Cuiabá e blog sosmedicina
12/09/2014 - 10:49

Foto: http://sosmedicinaunemat.blogspot.com.br/

Quase um mês após os estudantes de medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) terem paralisado as atividades, a Justiça de Mato Grosso entrou no caso e servirá de mediadora entre os acadêmicos e reitoria hoje, no Fórum de Cáceres. A intervenção foi solicitada pelo Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed-MT). 

A greve deflagrada no dia 13 de agosto de 2014, foi motivada pela falta de condições na estrutura física e curricular da universidade, em especial, do curso de medicina, que foi considerado o pior do Estado no Ranking Universitário da Folha (RUF), divulgado na última segunda-feira (8). 

A princípio, a paralisação só seria suspensa se as reivindicações fossem atendidas, são elas: melhor qualificação dos professores, docente com requisitos mínimos de carga horária, contratação de recursos humanos administrativos, disponibilização de bibliografia mínima recomendada e ainda regularização de convênios com instituições de saúde e Prefeitura. 

Em um blog do movimento, os estudantes ressaltaram que não querem prejudicar a instituição e nem seus professores e demais funcionários. “Reconhecemos, ainda, a competência de muitos professores do curso, mas a falta de infraestrutura, ausência de projeto pedagógico coerente e de qualificação, dentre outras deficiências, impossibilitam que esses docentes utilizem todo o seu potencial”, diz trecho de um informativo. 

A legitimidade da greve dos estudantes foi reconhecida por outras 30 universidades de diversos estados. Por meio de nota, elas manifestaram o apoio. Eles também contaram com o apoio do Sindimed-MT e da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM). 

Desde 2012 os estudantes cobram melhorias, ou seja, desde quando foi instituído na universidade. A construção do bloco, que foi iniciada no mesmo ano, ainda não foi finalizada. Em junho do ano passado, a reitoria havia prometido que a entrega do bloco aconteceria em março de 2014, o que não aconteceu. (Diário de Cuiabá)

 
O diálogo
 
Hoje,12, às 13:30, ocorrerá uma Conciliação no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca, localizado no Fórum da Cidade de Cáceres. A Conciliação foi solicitada pelo Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso (Sindimed-MT), e contará com a presença de acadêmicos de Medicina da Unemat, representantes da universidade, do Ministério Público Estadual (MPE) e do Sindimed-MT.

Uma Conciliação, segundo definição do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), é ''um meio alternativo de resolução de conflitos em que as partes confiam a uma terceira pessoa (neutra), o conciliador, a função de aproximá-las e orientá-las na construção de um acordo. O conciliador é uma pessoa da sociedade que atua, de forma voluntária e após treinamento específico, como facilitador do acordo entre os envolvidos, criando um contexto propício ao entendimento mútuo, à aproximação de interesses e à harmonização das relações.'' 
 
Para dar retorno às aulas, os discentes pedem uma série de melhorias no curso, as quais são de suma importância para uma boa formação médica. As reivindicações estão listadas no manifesto. Dentre elas, estão a melhor qualificação dos professores, docentes com requisitos mínimos para cumprimento de carga horária, contratação de recursos humanos administrativos, disponibilização de bibliografia mínima recomendada e, ainda, regularização de convênios com instituições de saúde e Prefeitura.(http://sosmedicinaunemat.blogspot.com.br/)
 

 

Carregando comentarios...

Política

Por unanimidade, TSE nega registro a Riva

12/09/2014 - 08:54