A prefeitura de Cáceres, através da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), promove no dia 28 de setembro, a partir das 7:30 h, a 7ª Caminhada na Natureza – Circuito do Pantanal de Cáceres-MT. A largada será na Secretaria de Meio Ambiente Turismo (Sematur).
O evento tem como parceiros a Associação Anda Brasil, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) e Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal.
As inscrições encerram-se no dia 26 e podem ser feitas na Sematur e pelo www.ecobooking.com.br, acessando o link: http://www.ecobooking.com.br/site3/destinoCidadeEventos.php?Xcity=mxtcn5biluy35i0uchr6
A TRILHA
O percurso desta caminhada será de aproximadamente 8 km, passando pela trilha que margeia a Baía do Malheiros até o Sesiclube. Os participantes entram então na Rua da Maravilha, passam pela 13 de Junho e concluem o trajeto na Sematur.
A Caminhada, informam os organizadores, não é um esporte de competição e sim de contemplação da natureza, integração social, focando a melhoria da qualidade de vida. A idade mínima para participação é de 14 anos, e os participantes devem usar roupas confortáveis, tênis, boné ou chapéu, usar protetor solar e levar garrafa com água.
O evento ‘Caminhadas da Natureza’ é uma iniciativa do Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento (IRCOD), da Alsácia na França, e da Federação Internacional de Esportes Populares (IVV), tendo como interlocutor nacional a associação Anda Brasil, no Rio de Janeiro.
Em Mato Grosso, este projeto é desenvolvido desde 2007 pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) e conta com o apoio de diversos parceiros em cada município em que é realizado.
Caminhadas são marchas populares, presentes em 21 países com 5.500 circuitos espalhados por todo o mundo. O projeto movimenta, pelo menos, 15 milhões de pessoas por ano.
O principal objetivo desta ação é trazer caminhantes do mundo inteiro para Mato Grosso, incrementando o turismo local.
O evento também faz parte do calendário do Anda Brasil, um movimento nacional criado em 2006 para estimular a atividade.