Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
SAEC descarta racionamento de água e anuncia construção de mais uma ETA
Por Jornal Expressão
22/09/2014 - 14:29

Foto: ilustrativa

O SAEC- Serviço de Água e Esgoto de Cáceres, descartou a possibilidade de racionamento de água em Cáceres. A direção do SAEC informou que, mesmo com a redução do volume de água captada na Estação de Tratamento (ETA), a situação está sob controle. Além de garantir o abastecimento à população, a direção do órgão anunciou para o mês de outubro o início da construção de uma nova ETA com capacidade de tratar 70 litros por segundo. Com o novo investimento, conforme o diretor Paulo Donizete Costa estará solucionado o problema de tratamento e distribuição de água por 20 anos, em Cáceres. 

A direção da SAEC atribui a diminuição do abastecimento, ao aumento do consumo aliado ao clima seco, em razão do longo período de estiagem. Donizete explica que a seca, verificada em toda região, baixou o nível de água do rio Paraguai, dificultando a captação da água no rio até ETA. Mesmo assim, segundo ele, a empresa procura sanar os problemas, em caso de desabastecimento, com a maior brevidade, de forma que não provoque maiores transtornos. “A situação em outros tempos, nesse período, era pior. Hoje existe a falta d’água, porém, em menor escala. Sempre que detectamos algum problema, procurarmos sanar com brevidade para evitar maiores prejuízos à população”.

O coordenador afirma que, a falta d água na maioria dos bairros é temporária e decorrente, segundo ele, da interrupção da produção para reparos na rede. “Sempre que ocorre algum vazamento na rede, provocada por acidentes, temos que interromper a produção” diz explicando que uma interrupção por um período de três horas, leva cerca de até 24 horas para que o sistema seja restabelecido.

“Uma avaria na rede de água não é como na rede de energia elétrica que liga um botão e o sistema volta no mesmo instante. Na rede de água, o restabelecimento do fornecimento é demorado. Uma interrupção por um período de três horas leva em média 24 horas para ser restabelecido o fornecimento em toda extensão da rede”. Embora garanta que não haverá racionamento e que o abastecimento está sob controle, o coordenador alerta aos consumidores que evitem gastar água de forma desnecessária. “Não haverá racionamento. Mas, nem por isso temos que desperdiçar. Os consumidores devem ter compreensão é consumir somente o necessário”.

Construção



Paulo Donizete informou que ainda no mês de outubro será dado início à construção da nova Estação de Tratamento (ETA) do município. A obra avaliada em R$ 600 mil, segundo ele, será construída com recursos da construtora Paiaguás, através de um termo de doação. Uma contrapartida da empresa, que é responsável pela construção dos residenciais Dom Máximo e Residencial Universitário. “Ao invés de ter que gastar construindo poços artesianos para abastecer os residenciais a empresa optou por fazer a doação para construção da nova ETA” explicou.

A nova ETA terá capacidade de tratar 70 litros de água por segundo, ou 252 mil litros por hora. O sistema de tratamento e distribuição de água do município dispõe de duas ETAs. Uma de alvenaria com capacidade de tratar 150 litros de água por segundo e outra metálica com capacidade de 100 litros por segundo. A obra será construída ao lado das outras duas Estações de Tratamento, na sede do SAEC. Em funcionamento, as três ETAs irão tratar um milhão cento e cinquenta mil litros de água por hora, ou vinte e sete milhões e seiscentos mil litros por dia.

 

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,22

22/09/2014 - 12:42
Polícia

21/09/2014 - 16:39
Política

Janete quer sua 'cara' no governo

20/09/2014 - 08:52
Artigos

Voto útil: compromisso social

20/09/2014 - 07:52
Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje,19

19/09/2014 - 10:53
Anúncios e Comunicados

Cachorro desaparecido, dona oferece recompensa

19/09/2014 - 10:47