Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Fundador de Mirassol D’Oeste morre em São Paulo
Por Nilomar Cunha
25/09/2014 - 23:34

Foto: Nilomar Cunha

Paulo Mendonça, 79 anos, um dos fundadores de Mirassol D’Oeste morreu na madrugada desta quinta-feira (25), no 49º aniversário de fundação da cidade. O corpo foi enterrado as 17:00 horas, em Mirassol, São Paulo.

Um parente falou que ele estava adoentado, estando internado cerca de um ano em uma clinica particular, já tendo sofrido várias isquemias. Disse que ele teve uma morte serena, sem sofrimento, e que sua maior ajudadora foi sua esposa, que permanecia o tempo todo com ele.

Paulo Mendonça deixa a viúva Leia Marisa Lopes Mendonça, 75 anos, e mais quatro filhos.

Informações dão conta que desde 2011 ele não vinha mais a Mirassol D’Oeste, por conta da doença, mas que se mantinha atualizado com as noticias da cidade que muito ele amou.

História de Mirassol D’Oeste

Por volta de 1958, Antônio Lopes Molon começou a interessar-se por terras em Mato Grosso, fundando o núcleo que deu origem ao atual município de Mirassol D’Oeste, onde ele investiu todo o seu capital nesta região, requerendo terras devolutas através do Departamento de Terras do Estado.

A seguir decidiu dividir a gleba em lotes rurais e urbanos. 
Molon montou um escritório de venda de terras, no local da futura Mirassol de Mato Grosso. Para melhor gerir os negócios associou-se a Mário Mendes, José Lopes Garcia, Nírcia Lopes D’Áuria e Paulo Mendonça.

A cidade ganhou esta denominação em homenagem aos familiares de Molon, que residiam na cidade de Mirassol, no estado de São Paulo.

Posteriormente, na década de 70, Paulo Mendonça abria e registrava um loteamento urbano denominado “Cidade Mirassol D’Oeste”, atraindo migrantes não só do Estado de São Paulo, como também de outros Estados. 

Mirassol D’Oeste começava ganhar forma de uma verdadeira cidade, instalando-se as primeiras casas comerciais, aumentando o número de residências, as madeireiras, o primeiro hospital, a primeira escola, que recebeu o nome de Escola Rural Mista De Mirassol D’oeste e mais tarde de Benedito Cesário da Cruz. Estava, portanto, desencadeado a grande marcha para o futuro.

O termo D’Oeste foi acrescentado para que não fosse confundido com o município de Mirassol, no estado de São Paulo.

 

Carregando comentarios...

Artigos

Onde fica Cáceres,sr. governador?‏

25/09/2014 - 18:37
Cidades

Prefeitura adquire caminhão melosa

24/09/2014 - 18:26
Cidades

Prefeitura realiza audiência pública

24/09/2014 - 11:39
Meio Ambiente

Cáceres se prepara para a Coleta Seletiva

24/09/2014 - 10:30