Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Equipes de combate ao trabalho escravo de todo pais virão a Cuiabá
Por Forest Comunicação
16/10/2014 - 18:46

Foto: divulgação

elas participam do lançamento do Movimento Ação Integrada

Projeto  é referência mundial iniciado em Mato Grosso serve de parâmetro para outros estados
 

Representantes de instituições de combate ao Trabalho Escravo dos estados do Pará, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco virão à Mato Grosso para o lançamento do Movimento Ação Integrada. No segundo dia do evento que será realizado no dia 21 de outubro no auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT), eles vão discutir formas de replicar o projeto que é considerado modelo de combate ao trabalho escravo.

“A ideia é fortalecer o projeto que já ocorre em Mato Grosso e iniciar ações no Pará, Bahia e Rio de janeiro”, afirma Antonio Melo, da Organização Internacional do Trabalho. O intercâmbio entre os estados vem se fomentando há algum tempo. Em 2013, 21 trabalhadores resgatados da Bahia viajaram para o estado do Mato Grosso e participaram de uma experiência piloto de “sociabilização”, que incluiu orientações sobre saúde, direitos humanos e cidadania. Dezenove desses trabalhadores resgatados foram inseridos no Programa Acreditar, que realizou capacitação e treinamento.

Entre 2009 e 2014, o Ação Integrada abordou 1648 trabalhadores no mato Grosso, tendo qualificado profissionalmente e alfabetizado 643 deles. As medidas tomadas para romper o ciclo vicioso da escravidão, através da reinserção no mercado de trabalho, geração de renda e cidadania foram consideradas um êxito a nível mundial no combate ao trabalho escravo pela Organização Mundial do Trabalho – OIT.

O Projeto foi custeado pela Procuradoria Regional do Trabalho, 23a Região; da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social - SETECS/MT; do sistema SENAI e SESI; do Núcleo de Pesquisa em História- NPH da UFMT e do escritório da Organização Internacional do Trabalho – OIT – no Brasil. Todos esses parceiros se articularam de forma a oferecer uma rede de proteção e qualificação e reinserção para os egressos.

- Acesse aqui a programação do evento

Sobre o Ação Integrada
Em cinco anos de atuação, o Projeto Ação Integrada abordou 1648 trabalhadores encontrados em situação de vulnerabilidade. Eles foram encontrados em 73 municípios e 20 comunidades de Mato Grosso. De 2009 a 2014 foram realizados 36 cursos de formações que qualificaram 643 trabalhadores. Nenhum desses trabalhadores abordados voltou para o Trabalho Escravo.
Carregando comentarios...

Educação

Professores da Unemat lançam três livros

15/10/2014 - 09:49