Engenheiros civis e cartógrafos irão percorrer o Tramo Norte da Hidrovia entre Corumbá e Cáceres para complementação da batimetria do Rio Paraguai, que é a medição da profundidade do canal para avaliar a possibilidade de navegação.
A viagem foi definida em reunião com o 6º Comando do Distrito Naval, de Corumbá, que dará apoio logístico a equipe do ITTI. Essa será a segunda campanha realizada em parceria com a Marinha do Brasil.
A expedição acontecerá entre os dias 04 e 20 de novembro, uma equipe da Universidade Federal do Paraná, por meio Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), fará uma nova bateria de estudos na Hidrovia do Rio Paraguai, entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Serão navegados cerca de 700 km.
A equipe ainda realizará a medição dos sedimentos em suspensão nas áreas mais críticas de navegação, que representam no mínimo dez pontos, além da instalação de marcos geodésicos, essencial para avaliar a necessidade de dragagem do Rio para melhorar a navegação e o transporte de cargas.
Rio Paraguai Atualmente no Brasil, a bacia do Rio Paraguai é uma das hidrovias com melhores condições de navegação.
Ela vai de Cáceres, no Mato Grosso, até Nova Palmira, no Uruguai.
São 3.442 km que servem Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai, dos quais 1.270 km ficam em território brasileiro.
De acordo com dados da Administração da Hidrovia do Paraguai (AHIPAR), mais de 6 milhões de toneladas de cargas são transportadas pela Hidrovia todos os anos.
São transportados principalmente minérios de ferro e manganês a longa distância.