Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Saiba como curar a ressaca após réveillon
Por Gazeta Digital
31/12/2015 - 11:55

Foto: ilustrativa

Bebeu demais na noite do réveillon, e no outro dia acordou com dor de cabeça, enjoo, indisposição, vontade zero de levantar da cama? Às vezes, isso acontece. Então o mais correto no dia seguinte é descansar e reidratar o organismo.

A nutricionista Luiza Pontes orienta que para evitar a ressaca é importante intercalar as doses de álcool com copos de água. Desta forma, você dilui a quantidade de etanol que cairá na corrente sanguínea, estimulando a liberação das toxinas pela urina e previne a desidratação.

Ela também ressalta que antes de começar a beber, a pessoa deve fazer uma refeição leve contendo carboidratos complexos, como pães, macarrão, tubérculos (batata, mandioquinha), ou oleaginosas, como castanhas. “Forrar” o estômago dificulta a absorção rápida do álcool, fazendo com que o corpo tenha mais tempo para metabolizar o que foi consumido".

Luiza sugere priorizar alimentos leves, como carnes magras grelhadas, verduras e frutas. Uma sopa de legumes com folhas verde escuras também é boa opção, pois esses vegetais são ricos em fibras e vitaminas que o corpo vai precisar para se recompor.

A nutricionista destaca que o álcool tem efeitos que demoram para ser metabolizados pelo organismo. "Todos nós sabemos que o álcool desidrata, portanto, é muito importante tomar muita água no dia seguinte para reidratar o corpo. Além disso, é necessário repor os eletrólitos, como sódio e potássio. Então o correto é ingerir bebidas isotônicas que têm eletrólitos o que podem ajudar na recuperação".

Outra dica que a nutricionista destaca é não ingerir bebida que tenha cafeína, porque ela potencializa o mal estar e o desconforto. Recorrer a chás também pode ajudar.

Luiza ensina que o chá de dente-de-leão, estimula a eliminação de toxinas pelo fígado e o de hortelã tem ação digestiva. "Gengibre é muito bom para a náusea da ressaca. Quem estiver enjoado pode tentar misturar uma rodela na água com folhas de hortelã. A mistura hidrata e ainda ajuda no enjoo".

Segundo a nutricionista, também é aconselhável ficar longe de bebidas e alimentos ácidos, como suco de laranja, que podem piorar ainda mais a queimação e o enjoo. Já a dica de alimentação logo depois da bebedeira é comer doces (carboidratos simples).

“Quando a pessoa bebe a glicemia abaixa, e essa é uma das causas da ressaca e do mal estar. Esse tipo de carboidrato restaura a glicose no sangue e recupera o glicogênio do fígado, assim a recuperação fica mais rápida”, garante Pontes.

Carregando comentarios...

Cidades

Prefeitura demite Luiz da Guia

30/12/2015 - 17:22
Artigos

Natal e Ano Novo

30/12/2015 - 11:55
Artigos

A flor do perdão

30/12/2015 - 11:50
Artigos

Circos modernos

30/12/2015 - 11:44
Artigos

Fim de mais um ciclo

30/12/2015 - 11:21
Saúde e Bem Estar

Vacina contra a dengue é aprovada pela Anvisa

29/12/2015 - 08:34
Cidades

MT: veja os feriados de 2016

28/12/2015 - 11:54