Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Unemat: reitoria reúne professores para contribuir com o desenvolvimento de MT
Por redação com assessoria
09/06/2017 - 15:39

Foto: arquivo

convite partiu da reitora Ana Maria Di Renzo

 

 

 

 

Professores das áreas de Ciências Agrárias de diferentes cursos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) se reuniram, nesta quinta-feira (08.06), em Cuiabá, a convite da reitora Ana Maria Di Renzo, para pensar políticas públicas estaduais e contribuir com o desenvolvimento de Mato Grosso.

A proposta de reunir os professores da Unemat que atuam em cursos de Agronomia e Zootecnia é um dos reflexos da viagem a Iowa (EUA), em que a reitora pôde vislumbrar as parcerias existentes entre o setor produtivo e as universidades. “É fundamental que a universidade trabalhe na perspectiva da tríplice hélice, em que ela se torne o epicentro das relações entre o setor produtivo e o Governo, pensando ações que melhorem a vida da sociedade”, explica Ana Di Renzo.

De acordo com a reitora, a Unemat é um patrimônio do povo de Mato Grosso e tem o compromisso de olhar e ajudar a construir políticas públicas, pesquisas e desenvolver ações extensionistas voltadas para a realidade do estado. “A Unemat tem cerca de 70 doutores vinculados aos cursos da área de Agrárias e pode ajudar muito no desenvolvimento de Mato Grosso. Por isso, estamos levando essa proposta de reunirmos nossas competências e, assim, iniciarmos um diálogo com o setor produtivo para estabelecermos parcerias”.

Nessa perspectiva, os professores que participaram da reunião têm a incumbência de levantar o que vem sendo pesquisado e desenvolvido nessa área por cada campus. O material vai subsidiar um encontro, que ocorrerá no dia 22 deste mês, com as Associações de Produtores de Soja (Aprosoja) e de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), para iniciar as discussões de parcerias.

O professor Marco Barelli, doutor em Agronomia com foco de atuação em Melhoramento Genético, destacou que a reunião é fundamental para agregar os pesquisadores da própria Unemat em torno de um projeto comum. “Nos falta políticas de Estado e, nesse sentido, esse convite é muito produtivo”, disse.

 

A professora Carla Galbiati, doutora em Entomologia, ressaltou que a iniciativa da reitoria em reunir professores de diferentes campi é uma forma de fortalecer a área de Ciências Agrárias e abre possibilidades de novas parcerias. Essa também é a opinião da professora Tanismare Tatiane de Almeida, doutora em Fitotecnia, com foco em Produção e Tecnologia de Sementes e de Zulema Netto Figueiredo, doutora em Agronomia. Segundo elas, a proposta é uma forma de se aproximar e atender a demanda do setor produtivo e de contribuir, junto ao Governo, com o desenvolvimento de Mato Grosso.

A reitora da Unemat lembrou que esse é um projeto-piloto, mas que deve ser utilizado em outras áreas, como, por exemplo, reunir professores que trabalham com a agricultura familiar, pequenas propriedades e, assim, estabelecer uma proposta em rede. “Nós temos muitos professores doutores e mestres em diferentes áreas de atuação e que podem ajudar muito o nosso estado. Não podemos nos fechar, temos que dialogar com a sociedade”, afirmou.

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no Sine hoje,09

09/06/2017 - 07:20
Artigos

Direitos, respeito e dignidade

08/06/2017 - 09:21
Cidades

Comtur marca presença no FIPe

08/06/2017 - 08:24
Artigos

Vítimas inocentes

08/06/2017 - 08:14