Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Em Cáceres, Secretaria de Educação realiza capacitação com professores para a “Contação de Histórias
Por assessoria
27/03/2018 - 10:40

Foto: assessoria

Nesta segunda-feira, 26, a Secretaria de Educação de Cáceres realizou com os professores da educação infantil uma formação ligada a utilização dos materiais didáticos da Editora Positivo. Desde o ano passado a editora fornece o material utilizado nas turmas de Pré II nas escolas da rede municipal de ensino. Este primeiro encontro foi de 8 horas e está inserido em um pacote de 24 horas de capacitação que serão realizadas com os educadores. Participaram cerca de 120 professores.

A contação de histórias é uma ferramenta muito importante na educação infantil, principalmente por ser uma forma lúdica de desenvolver nas crianças o gosto pela leitura. A professora Lucrécia Leite trabalha contando histórias a 10 anos. “A principio trouxe uma semente para aguçar o hábito de ler e o prazer de contar histórias, como uma ferramenta de encantamento”. Explicou a professora.

Lucrécia foi a palestrante e mostrou aos professores como uma ação tão simples, como contar uma história, pode ser impactante na vida dos alunos. “Eu trouxe várias técnicas, vários objetos que podem auxiliar na contação, trouxe exemplos de livros, fiz demonstrações de histórias, tudo para os professores entendam que quando nós falamos ‘era uma vez’ dentro da sala de aula, nós temos a certeza de um ‘felizes para sempre’.

A secretária de educação, Eliene Liberato Dias, esteve presente na formação e parabenizou o sistema positivo pelos materiais e pela capacitação oferecida. “A professora Lucrécia é encantadora, tive a oportunidade de partilhar do momento junto com os professores da rede e pudemos ver como é apaixonante a forma de como trabalhar com o material e as histórias”.

“Fico muito feliz por ter esse material rico, um material importante, mas que se não soubermos utilizar de forma adequada, não vale o investimento. Por isso a questão da formação, da capacitação é tão importante. Por isso teremos ainda mais capacitações dos professores que vão trabalhar com o material da positivo”. Continuou Eliene.

Professora Lucrécia Leite

Lucrécia Leite é educadora, compositora e narradora de histórias desde 2009. Iniciou seu ofício na Livraria Leitura, no Projeto Férias na Leitura. A essência de seu trabalho é baseada em contos literários, permeando também pela poesia cantada, tendo como diferencial a musicalidade em suas apresentações.

Parlendas, trava- línguas, quadrinhas e adivinhas do folclore brasileiro e português, fazem parte do seu repertório.

Atua como narradora de histórias em diversos espaços: Livrarias, bibliotecas, escolas, espaços culturais, Salão do Livro e Bienais.

Já desenvolveu projetos em várias unidades do Sesc MG, tendo como principal, o Projeto Natal Literário Bibliosesc nos anos de 2013 e 2014. Ministra também várias oficinas de narração de histórias no interior de Minas Gerais.

Carregando comentarios...