Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Francis anuncia a contratação de mais médicos e explica crise no atendimento do PAM
Por Clovis de Almeida / Assessoria PMC
02/04/2019 - 07:54

Foto: arquivo

O impasse da falta de médicos no PAM (Pronto Atendimento Médico) de Cáceres está sob controle, garantiu o prefeito Francis Maris Cruz, na tarde de hoje (01). Os atendimentos estão acontecendo de forma emergencial, mas serão normalizados com a contratação de novos profissionais. Para isso, Francis autorizou a contratação de novos médicos e as inscrições estão abertas. Os interessados devem procurara a Secretaria de Saúde de Cáceres.

Segundo o prefeito, alguns profissionais que atendiam no PAM não cumpriram com os devidos compromissos, razão das filas naquela unidade de saúde na semana passada, por falta de médicos.

Francis conta que, por lei, os médicos são obrigados a cumprir determinadas horas de trabalho, conforme contrato e somente após o cumprimento do horário contratual é que fazem jus aos acréscimos de salários por plantões cumpridos na unidade de saúde.

Francis relata que alguns médicos estiveram com ele no Gabinete no último dia 22, sexta-feira, quando afirmaram que preferiam ficar apenas com os plantões, deixando os demais vínculos contratuais. “A partir do dia 25 seguinte, a PGM [Procuradoria Geral do Município] deu início à formulação de um decreto para regulamentar a situação. Na sexta-feira seguinte [29], esses mesmos médicos não compareceram aos plantões. Solicitei então ao secretário de Saúde que providenciasse outros médicos a fim de cumprir com os atendimentos do PAM no sábado e no domingo seguintes, 30 e 31. O que foi feito, com profissionais lotados em outras unidades”, explica Francis.

O prefeito afirma que prefere não entrar no mérito das razões alegadas pelos médicos que se recusaram a trabalhar, por não concordar, uma vez que as alegações vão contra as leis.

Francis lembra que o valor pago por plantão a cada médico é um dos melhores de Mato Grosso. “Por isso, eles não podem reclamar”, afirma o prefeito.

Francis disse que a situação já está sob controle e que deverá estar totalmente normalizada com novos médicos. “Nós abrimos a contratação de novos profissionais médicos para os plantões do PAM e espero que os interessados entrem em contato o mais rápido possível com a nossa Secretaria de Saúde”, declarou o prefeito, que aproveitou o momento para agradecer aos médicos que fizeram a substituição dos profissionais faltosos. “Muito obrigado a esses profissionais que respeitam o juramento e o dever sagrado de cumprir com a missão de salvar vidas, colocando a profissão acima de tudo, permitindo que o trabalho de toda uma equipe seja realizado. Que Deus os abençoe”, desejou Francis.

 

 

 
Carregando comentarios...