Mais de 4.500 estudantes da rede pública municipal de ensino, matriculados nas escolas de Cáceres, utilizam o transporte escolar gratuito. Com uma quilometragem diária de aproximadamente 11 mil quilômetros, a Prefeitura Municipal de Cáceres, através da Secretaria Municipal de Educação-SMED, tem buscado cada vez mais a excelência neste setor. Com uma frota própria de 42 veículos, entre ônibus e micro-ônibus, a gestão municipal tem se preocupado em oferecer um transporte escolar de qualidade, o tornando eficiente e acima de tudo mais barato, e vem conseguindo. Através de medidas adotadas realiza uma grande economia à pasta, em um dos setores que mais consomem recursos da educação municipal.
Pensando nisso, desde maio de 2014, tramitou na prefeitura, o contrato com a empresa Ômega Sistema, formalizado no mês de outubro passado, para prestar serviços voltados ao desenvolvimento do sistema de gestão educacional nas áreas de documentação nas secretarias das escolas, recursos humanos, alimentação e transporte escolar.
No setor de transportes, para um maior controle e fiscalização dos veículos e servidores, a Ômega passa a controlar a quilometragem e o combustível, bem como a média de consumo. Controle das rotas utilizadas e motoristas, inclusive o horário de trabalho. A manutenção dos veículos também será observada.
Para o técnico Anderson Veronez Santana, da empresa Ômega Sistema, que está prestando serviços para a SMED, a Secretaria Municipal de Educação ganha muito com esse trabalho de gerenciamento, pois acompanha diretamente as notas, as despesas e consumos, contribuindo no gerenciamento da receita e das despesas. Informa ainda que pode disponibilizar relatórios diários, semanais e mensais, dessas informações.
“Operamos hoje em mais de 40 municípios e o que vemos é a melhoria da educação pública e como consequência uma educação de qualidade”, Avalia Anderson.
Para a Secretária Municipal de Educação Nelci Eliete Longui, essas medidas adotadas, refletem a visão de uma gestão moderna e a transparência dos atos administrativos. Para ela fatos isolados não podem macular a imagem de um setor tão importante na educação, como é o do transporte escolar. “ Reafirmo que o transporte escolar vem sendo um dos serviços de maior expressão e com benefício direto prestado à comunidade escolar”, salienta Nelci.
Argumenta ainda que, garantir a igualdade de condições para o acesso e permanência dos alunos, começa pelo transporte escolar, que assegura principalmente aos alunos da zona rural, condições para frequentarem a escola.