Em outubro, 10.720 veículos foram emplacados em Mato Grosso, segundo o balanço da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Mato Grosso (Fenabrave-MT). Em relação ao mês anterior, o setor se manteve praticamente estável, registrando leve aumento de 0,3%. Já no comparativo com o mesmo período do ano passado, o crescimento chega a 8,8%.
Segundo o presidente da Fenabrave-MT, Manoel Guedes, o crescimento comparado à 2013 se deu, principalmente, pelo aumento dos emplacamentos de motocicletas, que passou por um período difícil no final do ano anterior. “As aprovações de crédito para motos estão mais facilitadas do que em 2013, mas longe do ideal”, destacou.
O presidente analisa ainda o segmento de motos como um dos mais sensíveis em relação à concessão de crédito. Foram emplacadas 4.173 unidades em outubro, número 6,1% menor do que em setembro, que registrou 4.444 vendas. Porém, ainda há expectativa de melhorias no quadro no último bimestre do ano. “Devido ao valor relativamente menor do custo de uma moto, os concessionários esperam que a situação melhore com o pagamento do 13º salário”, explicou Guedes.
O mesmo problema pode ser sentido pelas concessionárias de caminhões. O segmento emplacou apenas 290 unidades em outubro, contra 353 em setembro, resultado 17,8% menor. O crédito continua sendo o grande vilão, mas na opinião do presidente da Fenabrave-MT ainda há um certo pessimismo em relação ao preço do frete.
As categorias de automóveis e comerciais leves (caminhonetes) tiveram destaque com o aumento no número de vendas, que neste mês chegou a 5.715 unidades emplacadas e alta de 4,8%. Contudo, o crescimento ainda é tímido, mas pode aumentar no último bimestre. “Existe expectativa com relação aos anúncios de medidas do governo para liberar crédito para compra deste tipo de veículos”, completou Guedes.
No desempenho por cidades, Cuiabá emplacou 2.981 veículos, seguido de Várzea Grande, com 885 vendas, Rondonópolis, com 870, Sinop, com 601 e Sorriso, responsável por 327 emplacamentos.
NACIONAL
Em todo país foram comercializados 442.215 novos veículos, número 2,7% maior do que o mês de setembro, quando 430.608 unidades foram emplacadas. No acumulado do ano, o Brasil segue com 4.162.491 veículos vendidos.