Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Católicos se reunem em Cáceres a partir de sexta para a 47ª Assembléia da Diocese de São Luiz
Por Padre Jair Fante
11/11/2014 - 12:18

A Diocese de São Luiz de Cáceres se prepara para a 47ª Assembleia de Pastoral. A data será de 14 a 16 de novembro no CIC (Colégio Imaculada Conceição), em Cáceres.

O tema da Assembleia deste Ano Vocacional será: “Peçam ao Senhor da messe que envie operários...”.

A Assembleia Diocesana de Pastoral é uma reunião anual e solene dos representantes das paróquias, pastorais e movimentos da Diocese para avaliar e planejar a sua vida missionária.

Os participantes, mais de 300, são ad
vindos das vinte e cinco paróquias, compreendendo padres, religiosos, seminaristas e lideranças leigas de todas as pastorais, movimentos e serviços em atividade nas paróquias. Eles representam mais de 800 comunidades.

A abertura da 47ª Assembleia de Pastoral acontecerá na sexta feira, dia 14, às 19hs na Catedral. Logo em seguida haverá a apresentação de uma orquestra sinfônica abrilhantando a noite.

No sábado, dia 15, além do dia de trabalhos, teremos à noite, apresentação de vários grupos folclóricos da região, no colégio (CIC), onde estará acontecendo a Assembleia.

No domingo, dia 16, haverá trabalhos de organização para o ano 2015, encerrando a assembleia com o almoço. 

Neste ano, além do aprofundamento sobre o ministério presbiteral, o evento vai avaliar a caminhada da Igreja Diocesana em relação ao Ano Vocacional, estudar e organizar os trabalhos para o ano de 2015 e louvar a Deus por mais um ano de evangelização.

Dentre os temas de estudo estão as dimensões da vocação presbiteral: Dimensão histórico-profética, Dimensão teológico-pastoral e a Dimensão espiritual.

Haverá também aprofundamento sobre a vida religiosa na Diocese e o ano internacional sobre a vida religiosa, previsto para 2015.


História

A Diocese de São Luiz de Cáceres, com a superfície de 135.259,9 km2, foi criada em 05 de abril de 1910 pela Bula 'Novas Constituere' do Papa Pio X.

Desmembrada da então Diocese de Cuiabá, situa-se e ao Sul Ocidental do Estado de Mato Grosso. Limita-se, ao norte, com as Dioceses de Ji-Paraná, em Rondônia, e Diamantino, no Mato Grosso; ao sul, com as Dioceses de Rondonópolis - MT, e Corumbá - MS; a leste com a Arquidiocese de Cuiabá e, a oeste, com a Diocese de San Ignacio de Velasquez, na Bolívia.


Ela composta por 22 paróquias de aproximadamente 400 mil habitantes em 26 cidades: Araputanga, Barra do Bugres, Cáceres, Campos de Júlio, Comodoro, Conquista D'Oeste, Curvelândia, Figueirópolis D'Oeste, Glória D'Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D'Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Mirassol D'Oeste, Nova Lacerda, Nova Olímpia, Poconé, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Porto Estrela, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, São José dos Quatro Marcos, Salto do Céu, Vale de São Domingos e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE hoje, 11

11/11/2014 - 08:37
Artigos

Observando

11/11/2014 - 05:48
Artigos

Reencontro casual

11/11/2014 - 05:45
Artigos

Medidas impopulares

11/11/2014 - 05:30