Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
SEBRAE:Agentes atuam no fomento aos pequenos negócios
Por assessoria
28/03/2015 - 01:11

Foto: divulgação

Oito municípios da região oeste de Mato Grosso recebem as ações do DET, sendo que seis possuem agentes de desenvolvimento local nomeados

 

Seis agentes de desenvolvimento local estão nomeados nas cidades-alvo do Programa de Desenvolvimento Territorial (DET) na região oeste de Mato Grosso. Eles atuam no fomento aos pequenos negócios e na melhoria do ambiente de negociação, principalmente no que diz respeito às compras governamentais.

O grupo passou por uma capacitação na agência do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá)na quarta-feira (18).

Eles tiveram aulas teóricas sobre a atuação dos agentes e também sobre os temas relacionados ao Microempreendedor Individual (MEI). Em seguida, o grupo participou de atividades práticas sobre como formalizar um negócio e ainda de como dar baixa em empresas e imprimir os boletos para o pagamento de taxas.

O DET é realizado pelo Sebrae e tem como foco os municípios com baixos índices de desenvolvimento humano e econômico. Na região oeste, o trabalho será desenvolvido em Cuverlândia, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D’oeste, Araputanga, Rio Branco, Salto do Céu, Lambari D’oeste e Reserva do Cabaçal. Os agentes capacitados irão atuar nas seis primeiras cidades e nas duas últimas, a nomeação do profissional está prevista para acontecer até o fim deste semestre.

O gerente da agência do Sebrae em Cáceres, Diego Vaz Almeida, explica que os municípios terão a sala do empreendedor, sendo que os que já possuem o espaço, como Curvelândia, Mirassol D’oeste e São José dos Quatro Marcos, terão a modernização dos processos, atendimento e layout.

No ano passado, foram realizados vários cursos de capacitação nos municípios atingidos pelo DET. O foco dos trabalhos estava em cursos básicos de gestão. Entre eles, atendimento, oficinas no campo e as oficinas SEI (SEI Comprar, SEI Vender, SEI Controlar Meu Dinheiro).

No final de 2014, também houve a palestra show com Silvio Igor, conhecido como Silvio Borracheiro. Ele é de Campinas (SP) e fez do atendimento um diferencial para o negócio. Na ocasião, apresentou sua experiência exitosa no auditório da Faculdade Rainha da Paz, em Araputanga. O público foi formado por 167 pessoas.

Ainda em 2014, cerca de 30 produtores rurais da região também participaram do Congresso Brasileiro de Peixes de Água Doce, em Cuiabá.

A proposta do DET é investir no setor este ano. Uma das ações previstas é o curso como "Como iniciar uma piscicultura comercial”, que vai acontecer nos dias 15,16 e 17 na cidade de Rio Branco e nos dias 22,23,24 e 25 em São José dos Quatro Marcos.

RETRATO DA REGIÃO – Os oito municípios atendidos pelo DET têm 1.400 microempreendedores individuais, 2.800 microempresas, 80 pequenas empresas e 2.100 produtores rurais. Com a atuação dos agentes, a perspectiva do Sebrae é que os números aumentem e que as novas empresas gerem mais desenvolvimento para as cidades.

A agente Ana Maria de Jesus atua em Mirrasol D’oeste desde 2009 e disse que o ambiente de negócios melhorou muito nos últimos anos. Ela relata que o trabalho foi focado nas compras governamentais e que muitos itens, como mão-de-obra e materiais de expediente, são adquiridos pela prefeitura com editais exclusivos para os pequenos negócios locais.

Para conseguir este resultado, explica Ana Maria, foram necessárias várias capacitações, direcionadas tanto para os funcionários públicos (dos setores de Compras e Licitações) como para os fornecedores.

 

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Vagas disponíveis no SINE nesta sexta,27

27/03/2015 - 07:19
Artigos

E quem seria diferente?

26/03/2015 - 16:47
Educação

Fapan: alunos tem aula prática em empresa

26/03/2015 - 16:28