O Aeroporto Nelson Dantas, de Cáceres, foi confirmado no Plano Nacional de Aviação Regional e vai receber obras de reforma e ampliação da Secretaria Nacional de Aviação Civil. O comunicado foi feito nesta quarta-feira (20) ao senador Wellington Fagundes (PR), durante reunião com o presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região de Cáceres, Júlio César Borges, e o suplente de senador Jorge Yanai. “Cáceres caminha para ter um aeroporto em condições de cumprir sua real função, que é ser um dos pilares do desenvolvimento” – disse Wellington.
Entre as benfeitorias previstas para o Aeroporto de Cáceres estão a realização de obras de balizamento e sinalização da pista, reforma e ampliação do terminal de passageiros, a aquisição de Raio X, e ainda a implantação de unidades de combate a incêndio. O aeródromo conta com uma pista de 1.600 metros e está situado a pouco mais de 7 quilômetros da região central da cidade.
Nessa terceira fase, entra a questão do licenciamento ambiental, que deve ser encaminhado pelo Governo do Estado, para que seja possível a realização das obras previstas. Ao mesmo tempo, já está sendo elaborado o projeto de engenharia. O edital de licitação será feito pelo Regime Diferenciado de Contratação, o RDC.
“Esse foi um esforço muito grande da sociedade cacerense em conjunto com as forças políticas do município. Estivemos várias vezes na Secretaria Nacional de Aviação Civil, conversando com o ministro Eliseu Padilha e sua equipe técnica, para fazer com que Mato Grosso tivesse o maior número possível de cidades incluídas nesse plano, tão importante para o desenvolvimento nacional” – comemorou o senador republicano, ao enaltecer o trabalho do Conselho de Desenvolvimento da Região de Cáceres, do suplente Jorge Yanai e do próprio prefeito Francis Maris.
Zona de Processamento – O senador Wellington Fagundes destacou também o esforço de toda a sociedade de Cáceres para que seja levado a efeito a revitalização e consolidação da Zona de Processamento e Exportação (ZPE) no município. Segundo ele, trata-se de um sonho antigo de toda a cidade e dará um grande impulso a economia regional. A ZPE favorecerá ainda, segundo Fagundes, a retomada da Hidrovia Paraguai-Paraná como uma das rotas importantes de exportação, a exemplo do já foi no passado. O senador defende a construção e estruturação do Porto de Morrinhos, como alternativa para o escoamento da produção agrícola de Mato Grosso, conforme preconiza estudos contratados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).