Campanha do Desarmamento recolhe mais de 300 armas em MT
Por G1
19/04/2012 - 13:47
Mais de 300 armas já foram recolhidas em Mato Grosso na Campanha Nacional do Desarmamento, lançada no último ano. Espingardas e revólveres de calibres 22 e 38 foram as armas mais entregues pela população, conforme a Secretaria de Justiça e Segurança Pública, desde outubro do último ano até março de 2012.
Conforme o órgão, a arma de fogo é o meio mais utilizado para prática de crimes de homicídio, empregado em 73% dos assassinatos ocorridos na Grande Cuiabá, no período de janeiro a dezembro do ano passado. Em Várzea Grande, região metropolitana, 82% dos homicídios também foram praticados com armas de fogo.
Com o slogan “Tire uma arma do futuro do Brasil”, a campanha já conseguiu retirar de circulação até dezembro do ano passado, no país, mais de 37 mil armas de fogo. Os revólveres lideram a lista das espécies de armas entregues, com mais de 18 mil unidades.
Para o secretário Adjunto Wylton Massao Ohara, a retirada de armas de fogo das ruas contribui para diminuir as taxas de homicídio. “A campanha do desarmamento aliada a outras políticas de segurança pública como o policiamento ostensivo e o planejamento estratégico contribui para o combate à criminalidade”, assinalou.
Em Mato Grosso, 17 municípios possuem unidades de Segurança Pública credenciadas para o recebimento de armas de fogo. São 14 unidades da Polícia Civil, 10 comandos da Polícia Militar, além de cinco delegacias da Polícia Federal e oito delegacias da Polícia Rodoviária
O cidadão receberá, no ato da entrega voluntária da arma, um protocolo, gerado pelo Sistema 'Desarma', da Polícia Federal, com qual poderá receber o valor da indenização correspondente a entrega da arma de fogo, em qualquer caixa eletrônico do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.
O valor do reembolso varia entre R$100 e R$300 reais para cada arma de fogo, dependendo do tipo e calibre. Além do reembolso a campanha garante o anonimato para quem entregar a arma.