A Prefeitura de Cáceres, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou na terça-feira (18), o Projeto Escola Viva.
O prêmio instituído pelo município tem por objetivo reconhecer e valorizar as escolas públicas municipais, bem como professores da rede, pela melhoria da qualidade da educação básica, através de projetos educacionais sustentáveis e práticas pedagógicas de sucesso.
O Prefeito Francis Maris, disse que o Prêmio serve de estímulo para a elaboração de planos estratégicos e a valorização de experiências de sucesso, que tenham êxito e contribuam com a melhoria dos índices da educação básica. “ Vamos reconhecer e valorizar o trabalho de professores da rede pública municipal de ensino, que se destacam e contribuem com o avanço dos indicadores de qualidade das nossas escolas”, anuncia Francis.
A Secretária Municipal de Educação, Nelci Eliete Longui, reforça ainda, como uma das metas do projeto, o incentivo a prática da gestão escolar participativa, estimulando toda à comunidade se engajar na implementação de ações escolares. Para ela, o fortalecimento das políticas educacionais deve estar voltado ao acesso, permanência, retorno e sucesso dos alunos da educação básica. “ Com o envolvimento de toda comunidade escolar, trabalhando para que estes objetivos sejam alcançados, consequentemente avançaremos para a melhoria dos índices da educação municipal”, enfatiza Nelci.
O Prêmio será dividido por categorias. A categoria escola contempla os Projetos Educacionais com temas “ A Preservação do Patrimônio e Jardinagem e/ou Horta Escolar. Já a categoria professores, vai premiar os temas “Educação Integral/Programa Mais Educação, Educação Infantil , Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental”.
A Assessoria Pedagógica da SME, que coordena o Prêmio Escola Viva, informa que as inscrições acontecem de 18 a 31 de agosto, na Secretaria Municipal de Educação - SME, através de protocolo do formulário de inscrição, recebido no horário de expediente da SME, das 7h30 `s 11h30 e das 13h30 às 17h30.
O formulário para as inscrições está disponível no site oficial da Prefeitura, no endereço www.caceres.mt.gov.br ou nas próprias escolas anexados ao projeto.
Como prêmios a Assessoria informa que na categoria Projetos Educacionais, as três melhores escolas vão receber como premiação uma fanfarra, sendo que a primeira colocada recebe 35 instrumentos mais uma placa, a segunda 26 instrumentos e placa e a terceira 16 instrumentos e placas.
Os professores melhores classificados também serão premiados. O primeiro lugar recebe um troféu e um notebook e seus alunos um passeio para Chapada dos Guimarães. O segundo colocado também recebe um troféu e como prêmio uma câmera digital, sendo que seus alunos vão passear no Sesi Park em Cuiabá. Para o terceiro lugar, troféu e um micro sistem e para os alunos um passeio no Sesi Club de Cáceres.