Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
MT:Vacinação de rebanho contra febre aftosa começou neste domingo
Por G1 MT
01/11/2015 - 17:42

Foto: ilustrativa

A segunda etapa de vacinação de bovinos e bubalinos de Mato Grosso contra a febre aftosa começou neste domingo (1) e segue até o dia 30 de novembro. A venda da vacina contra a doença foi liberada em todas as revendas do estado desde a quinta-feira (29), já que o feriado do Dia do Servidor Público (28) foi transferido para esta sexta-feira (30).

Nesta etapa, é obrigatória a vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino em todas as idades, de mamando a caducando. Segundo o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), a estimativa é de que 28,5 milhões de animais sejam vacinados em novembro. A comunicação da imunização do rebanho pode ser feita até o dia 10 de dezembro nos escritórios locais do Indea.

A única exceção é para as propriedades localizadas no Baixo Pantanal. Os pecuaristas dessa região têm até o dia 15 de dezembro para fazer a comunicação.

Mato Grosso está há 19 anos sem casos de febre aftosa. O último registro foi em janeiro de 1996, em uma propriedade no município de Colíder. O estado tem alcançado índices de vacinação acima de 99% do rebanho vacinado.

Vinte e duas equipes do Indea acompanharão a vacinação em aproximadamente 800 propriedades localizadas em Cáceres, Pontes e Lacerda, Porto Espiridião e Vila Bela da Santíssima Trindade, municípios na região de fronteira com aBolívia.

Nesses municípios, ainda será realizado o trabalho de educação sanitária em escolas rurais, com palestras que abordarão assuntos referentes à sanidade animal e vegetal. Cerca de 550 pessoas devem ser atendidas no projeto desenvolvido pelo Indea.

A multa para quem deixar de vacinar o rebanho dentro do período da campanha é de 2,25 em UPF (Unidade Padrão de Fiscal) por cabeça de gado não vacinado. O produtor que atrasar a comunicação fica impossibilitado de emitir Guia de Trânsito Animal (GTA) por um período mínimo de 30 dias.

presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), Guilherme Linares Nolasco.

Brucelose
O produtor pode aproveitar o manejo do rebanho para vacinar também as fêmeas com idade de 3 a 8 meses contra brucelose. A segunda etapa da campanha teve início em 1º de junho e vai até 31 de dezembro. A vacinação precisa ser feita uma única vez.

É proibida a vacinação em machos de qualquer idade e de fêmeas com idade superior a 8 meses. As bezerras deverão receber a marca com a letra V, acompanhada do algarismo final do ano da vacinação, por exemplo: V5. A vacinação deve ser feita por médico veterinário ou vacinador sob sua supervisão.

Carregando comentarios...

Utilidade Pública

Remédios para hepatite serão liberados

31/10/2015 - 09:42
Educação

FAPAN terá curso de Biomedicina

31/10/2015 - 09:08