Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Operação Paiaguás segue até 23 de janeiro em Alto Paraguai, Cáceres, Poxoréo e Santo Afonso
Por Kroton Educacional
13/01/2016 - 13:09

Foto: web

A estimativa é atender cerca de 8 mil pessoas com cursos alinhados com as necessidades de cada município

Com o propósito de levar desenvolvimento social para os municípios mais carentes e colocar em prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula, o Projeto Rondon realiza, até 23 de janeiro, a Operação Paiaguás. A ação é fruto de parceria entre a Unic, Unirondon, o Governo do Estado, entre outros.

O projeto visa o desenvolvido em comunidades rurais, quilombolas e indígenas, levando o conhecimento aos multiplicadores do município, como professores, funcionários da prefeitura, agentes de saúde e líderes locais.

Segundo o professor de Comunicação Social da Unirondon, Ricardo Posser, o intuito do projeto é passar o conhecimento para pessoas com maior poder de difusão de ideias. “Quem participa dos cursos, palestras e oficinas são as pessoas que podem pegar o conhecimento e disseminar para o município inteiro, tentando transformá-lo. O objetivo é ensinar a pescar e não apenas dar o peixe”, explica.

 E, para difundir a informação, as capacitações estão sendo realizadas pelos alunos e professores universitários, apelidados de “Rondonistas”. Contemplando diversas áreas de conhecimento, como comunicação, saúde, cultura, educação, meio ambiente, trabalho, tecnologia, produção, direitos humanos e justiça.

Entre os cursos oferecidos, destaque para: planejamento familiar; reciclagem de lixo; diabetes; DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis); construção de horta orgânica; zika vírus, chikungunya e dengue; inclusão digital; cultura regional; técnicas de oratória; métodos contraceptivos; aproveitamento integral dos alimentos; atendimento humanizado; oficina de alimentação saudável; economia doméstica; cuidados com os idosos; gravidez na adolescência; entre outros.

Em novembro de 2015, os professores das universidades visitaram os municípios inseridos no programa para fazer contato com as lideranças locais e entender as reais necessidades das cidades envolvidas. A partir daí, foram criados cursos, palestras e oficinas com temas específicos, de acordo com a demanda de cada município, respeitando as diferenças regionais e necessidade de cada cidade.

O projeto é conduzido pela Casa Civil em parceria com o Governo Federal, municípios e organizações da sociedade civil. Coordenado pelo Ministério da Defesa, o projeto ajuda na formação cidadã dos estudantes, estimulando a produção de projetos coletivos que beneficiam a sociedade.

A edição especial da Operação Paiaguás em Mato Grosso foi solicitada pelo Governador em comemoração aos 150 anos do nascimento do marechal Cândido Rondon. 

 
Carregando comentarios...

Política

Deputados abrem mão de salário extra

13/01/2016 - 12:41
Política

Professor Adriano toma posse na AL

12/01/2016 - 18:43
Cidades

PM prende 27 garimpeiros em uma semana

12/01/2016 - 15:13
Utilidade Pública

Sine está atendendo em novo endereço

12/01/2016 - 15:01