Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Pontes e Lacerda: Garimpo ilegal será desocupado até o próximo dia 19
Por Diário de Cuiabá
13/01/2016 - 14:28

Foto: arquivo

O garimpo ilegal na Serra da Borda, instalado próximo ao município de Pontes e Lacerda (448 km de Cuiabá), será desocupado até o dia 19, informou a Secretaria de Segurança Pública (Sesp). Os trabalhos de desocupação e isolamento da área, que estão sendo realizados pelo Estado e a União, já tiveram início. 

De acordo com as informações, nos últimos dias, a Polícia Militar – que coordena a ação – realizou diversas ações preventivas na região. Colocou ainda barreiras fixas e volantes, bem como operações voltadas a apreensão de drogas, produtos ilícitos e outros. 

O Estado foi intimado pela Justiça Federal, decorrente a uma ação civil ajuizada pelos Ministérios Público Federal e Estadual, em 28 de dezembro e desde então, começou a traçar um plano para desenvolver as ações, dentro de um cronograma. Ficou definido que as forças de segurança estaduais irão realizar a desocupação. 

Já a União será responsável pela preservação do local, com o auxilio das tropas federais. A medida serve para impedir que haja uma nova ocupação, assim como ocorreu após a primeira desocupação, em novembro do ano passado. 

Caberá ainda ao Departamento Nacional de Produção Mineral, emitir autorizações de exploração de pesquisa mineral às empresas interessadas, para que elas possam voltar a atuar na área. 

Ontem, de acordo com o secretário-adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Joelson Sampaio, a polícia começou reforçar o efetivo no local com o apoio da Força Tática. 

Já no sábado (16), está previsto para acontecer o bloqueio total do garimpo. “Após o bloqueio, ninguém mais entra no garimpo. E no dia 19, deverá ocorrer a desocupação total do local”, ressaltou. 

Essa é a segunda ação de desocupação da área. Em 10 de novembro, ocorreu a primeira com o uso das forças federal e estadual, com o cumprimento de mandados de prisão expedidos nos inquéritos, envolvendo práticas delitivas no garimpo. 

Mas, ainda assim, muitos garimpeiros passaram por cima e retomaram a exploração na área, acreditando que encontrariam grandes quantidades de ouro. O prefeito de Pontes e Lacerda, Donizete Barbosa, defendeu a exploração como objetivo de “fomentar” a cidade. (Com Assessoria)

Carregando comentarios...

Artigos

A saudade não tem hora certa !

13/01/2016 - 13:42
Política

Deputados abrem mão de salário extra

13/01/2016 - 12:41
Política

Professor Adriano toma posse na AL

12/01/2016 - 18:43
Cidades

PM prende 27 garimpeiros em uma semana

12/01/2016 - 15:13
Utilidade Pública

Sine está atendendo em novo endereço

12/01/2016 - 15:01