O reparo emergencial na ponte de concreto localizada na rodovia estadual MT-175 foi concluído pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), em parceria com a prefeitura de Reserva do Cabaçal (387 km a oeste da capital).
A ponte ameaçava ceder com o desmoronamento de parte da cabeceira, ocasionado pela força das águas do rio Cabaçal. A prefeitura inicialmente construiu um dique com pedras e aterro. A situação foi ocasionada pelas intensas chuvas que atingiram a região, e inclusive desviou o curso do rio direcionando o volume de água para a parte de apoio da estrutura.
Maquinários das patrulhas rodoviárias da Sinfra foram designados para realizar a obra de enrocamento, técnica de engenharia usada para compactar terra e pedras para dar sustentação contra efeitos erosivos. O material como pedras e estacas de madeira para dar apoio ao enrocamento foi disponibilizado pela prefeitura municipal. O serviço foi executado pela Sinfra.
Localizada sobre o rio Cabaçal, a ponte de concreto está na estrada de acesso ao município de Araputanga.
Chuva
Em janeiro, equipes estaduais estiveram na região oeste para avaliar os danos causados pelas chuvas. Ao todo, as cidades registraram prejuízo de quase R$ 12 milhões. A situação de emergência foi reconhecida pela Defesa Nacional, que aguarda a apresentação dos planos de trabalho para liberação dos recursos.