Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
Secretário destaca força política de Ezequiel Fonseca na implementação do plano
Por assessoria
01/04/2016 - 09:34

Foto: assessoria
Assinatura do Termo de Execução Descentralizada na ordem de R$ 500 mil celebrado na manhã de quarta-feira (30), em Cuiabá, entre o Ministério da Integração Nacional e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) assegurou o início dos trabalhos de elaboração do Plano de Desenvolvimento Regionalizados. 
 
A política de desenvolvimento regional, como instrumento para alavancar o crescimento da economia com base nas potencialidades locais e em beneficio à sociedade, compreenderá a estrutura de um prognostico estratégico, permeando as dimensões histórica, geográfica, sócio produtiva, ambiental, econômica e institucional que deverá culminar na apresentação de agendas de desenvolvimento regional visando contribuir com a redução das desigualdades regionais. 
 
O plano, idealizado pelo deputado federal Ezequiel Fonseca (PP), deputados estaduais Wancley Carvalho, Dr Leonardo e Adriano Silva, consórcios intermunicipais de desenvolvimento com apoio do secretário estadual de desenvolvimento, Eduardo Moura, inicialmente direcionado para a região oeste se estenderá para as demais regiões do Estado até atingir os 141 municípios. Foi também assinado, na manhã desta quarta-feira, o Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Integração Nacional, Governo do Estado, secretaria Estadual de Desenvolvimento e UFMT que garantirá a criação de um planejamento de gestão para todas as regiões de Mato Grosso. 
 
Durante solenidade realizada no Hotel Fazenda Mato Grosso, o representante do Ministério da Integração (MI), secretário de Desenvolvimento Regional, Alexandre Chumbinho destacou a importância da construção do plano ressaltando a força politica do deputado federal Ezequiel Fonseca junto ao Ministro Gilberto Occhi (PP), na viabilização do recurso federal que dará celeridade ao processo. 
 
"Ezequiel Fonseca é o pai da iniciativa, e nos cobrou a execução do plano, já em construção em outros dez estados, desde o primeiro dia em que ocupei a cadeira no ministério, ele dizia que Mato Grosso estava preparado para essa construção. Assim como nas regiões do país, o Estado de Mato Grosso também se desenvolveu desigualmente, tem regiões que cresceu a largos passos, principalmente na esfera produtiva e outros que eventualmente ficaram para traz e será nessa região que iniciaremos o trabalho", explanou ele. 
 
O secretário engrandeceu a maturidade institucional dos consórcios intermunicipais presentes no Estado. Segundo ele, um patrimônio em beneficio dos gestores na mitigação das desigualdades municipais. 
 
A medida altamente eficaz pretende identificar as ações adequadas às necessidades estabelecidas nos respectivos municípios para um acelerado processo de desenvolvimento integrado e participativo com a proposta de impulsionar os investimentos nos setores que envolvem agricultura familiar, infraestrutura, saúde, educação, segurança e logística. 
 
"Será um plano bem elaborado somado à implementação de ações conjuntas entre o poder público, privado e sociedade civil que resultará em impactos positivos para toda a sociedade, em especial, na região oeste, onde se iniciará o plano, será tammbém um novo modelo socioeconômico de distribuição de riqueza e renda e garantia da qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade", relembrou o deputado federal Ezequiel ao final do evento. 
 
O encontro também contou com a presença da reitora da UFMT, Maria Lucia Cavalli, vice-governador, Carlos Fávaro, deputados estaduais, secretários de estado e prefeitos.
Carregando comentarios...

Artigos

Novas regras da prisão domiciliar

28/03/2016 - 15:30