A Prefeitura de Cáceres acaba de comprar 02 (dois) bafômetros, aparelho que permite determinar a concentração de bebida alcoólica analisando o ar exalado dos pulmões de uma pessoa. É também conhecido pela denominação técnica “etilômetro”, devido às reações que envolvem o álcool etílico presente na baforada do suspeito e um reagente.Os aparelhos foram adquiridos através da Secretaria de Fazenda, com recursos próprios, e custaram de R$ 21 mil.
O objetivo dos aparelhos é detectar o consumo de álcool nos condutores a partir da respiração e diminuir o índice de acidentes no município.
Conforme o Coordenador Executivo de Trânsito Lauro Alcântara, os agentes de trânsito passarão por treinamentos antes de iniciarem as fiscalizações nas ruas, “e logo os agentes estarão preparados para manusear o equipamento, com apoio da Policia Militar Éimportante que os condutores tenham consciência que álcool e direção não combinam e cooperarem com os agentes durante a fiscalização”, diz Lauro.
Para o Secretário de Fazenda Junior César Trindade, a compra dos bafômetros é uma grande conquista da Prefeitura e melhorará a segurança no trânsito de Cáceres. “Muitos motoristas abusam da bebida e colocam em risco a vida de várias pessoas. Com os aparelhos teremos uma diminuição dessas ações e um trânsito mais seguro”, disse Junior.
A Resolução 432/2013 determina que quem for pego dirigindo com nível de álcool acima do permitido de 0,05 mg/l de sangue, enquadra-se ao art. 165 CTB (Código de Trânsito Brasileiro) com punição em multa gravíssima agravada 10X (R$ 1.915,40) suspensão do direito de dirigir por 12 meses, recolhimento da CNH e retenção do veículo. Níveis acima de 0,34 mg/l o condutor enquadra-se no art. 306 CTB, que prevê pena de 06 meses a 03 anos de detenção, multa e suspensão do direito de dirigir veículo automotor.