Centenas de pessoas estão na fila de espera para a confecção da Carteira de Trabalho em Cáceres. Pessoas de municípios vizinhos também esperam. A maioria, segundo informou o coordenador do Sine local, Pedro Fidelis, é de jovens que vão ingressar no mercado de trabalho.
O Sine tinha um lote de 200 unidades das carteiras modelo antigo, que se esgotaram rapidamente. O serviço agora é informatizado. Já foi implantado, mas apresentou problemas técnicos. A biometria não funciona. “Estamos esperando o técnico para “ontem”, pois é urgente. É muita procura”-disse ele.
Pedro Fidelis informou que o Sine de Cáceres atende também a municípios da região, mas que essa demanda diminuiu porque agora o Sine de Pontes e Lacerda faz a CT, assim como os municípios de Mirassol D´Oeste e São José dos Quatro Marcos, através das prefeituras.
Também a Superintendência do Trabalho em Cáceres disponibiliza a confecção do documento. Mas da mesma forma, o sistema, que é novo, está travado e aguardando suporte técnico. O agente administrativo responsável pelo setor, Valdiney da Silva, afirma que já comunicou o órgão em Brasília e aguarda providências.
A reportagem ligou para a Superintendência do Ministério do Trabalho em Cuiabá. No setor de Carteira de Trabalho, foi informada que o último registro de confecção do documento em Cáceres , com o documento feito pela unidade local,é de 22 de março, logo após que o sistema entrou em funcionamento. A funcionária informou que não sabia que o problema estava ocorrendo. A reportagem tentou contato com o superintendente Eduardo Driemeyer, mas ele estava em viagem.