Luciana Serafim faz campanha e recebe apoio para sucessão da presidência da OAB
Por Hiper Notícias
21/08/2012 - 06:39
Depois de uma semana inteira de novas adesões, a chapa “Orgulho de ser Advogado”, encabeçada por Luciana Serafim à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OABMT), consolida mais um grande evento com o apoio de mais de 100 novos colegas que atuam nas mais diversas áreas do Direito, inclusive do meio acadêmico. “Não tenho dúvida que o nosso caminho será a vitória. A vitória pela Ordem dos Advogados. A vitória pelo orgulho de ser advogado e por pertencer a uma instituição que tem uma história tão marcante no nosso país”, disse Luciana na recepção aos colegas.
Casa lotada e ânimo com os rumos da campanha. Entre novos advogados e profissionais mais experientes, Luciana Serafim destacou a presença de importantes nomes como Ludmila Rodrigues, que tem apenas quatro anos de Ordem; e a conceituada Leila Francisca de Souza, de 72 anos de idade, a primeira secretária da OAB no Estado.
“Estamos aqui entre várias gerações que confiam não apenas nos ideais de nossa campanha, mas nas pessoas que nos acompanham nesse processo de mudança e renovação tão importante para a classe”, definiu a candidata.
Para o advogado Cassiano Fernandes da Silva, da assessoria jurídica do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), a candidatura de Luciana Serafim representa uma total mudança na OAB. “Precisamos buscar novos caminhos e ela representa isso”, sentenciou Cassiano. Outro apoiador importante, Carlos Alberto de Aguiar disse que é preciso quebrar os grilhões e acabar com o monopólio da OAB. “Para isso precisamos de advogados de pulso como a Luciana”, comentou.
O clima de descontração contagiou o ambiente, no mesmo tom em que Luciana Serafim discutia de forma aberta suas ideias e ideais. Alunos de Direito e colegas professores também compartilharam de seus propósitos. “Ela vai quebrar um paradigma de um grupo que há muito tempo está no poder da OAB e usa a instituição de maneira política com intuito de obter ascensão pessoal”, opinou Thiago Coelho da Cunha.
Anderson Figueiredo e Elizabete Lima Miranda Rocha já são bem mais experientes. Com 14 anos de OAB eles também veem em Luciana Serafim uma opção viável para esse momento em que a classe pede mudança. “Entre todos os nomes lançados e especulados, ela é a candidata que preenche o perfil que a classe atual precisa. Tem garra, coragem, é compreensiva e transparente. Na qualidade de professora universitária também dá a devida atenção para os jovens advogados. Eu a comparo com uma ótima gestora que tivemos e que hoje é a atual desembargadora, Maria Helena Povoas”, afirmou Anderson. Para Elizabete Lima Miranda Rocha, Luciana representa a experiência e dissidência ao mesmo tempo. “Experiência por que já trabalhou à frente da OAB e adquiriu conhecimento em vários níveis da Ordem, tanto federal quanto estadual. Agora, livre de um grupo tem propostas novas para melhorar a instituição”, ressaltou.
As manifestações de apoio se seguiam de forma espontânea. Débora Adriana Alves se lembrou dos tempos em que Luciana Serafim era professora de Direito. “Foi uma professora aguerrida. O trabalho dela grita por resultados”. Anderson Sampaio, liderança importante na cidade de Várzea Grande, advogado e dirigente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (SesconMT), disse que Luciana Serafim é a inovação que a OAB precisa. “A gente vê que ela está com garra. Vai ser positivo também para os jovens advogados que estão entrando agora no mercado e podem ver nela uma pessoa de muita credibilidade, além de poder ver que advogados e escritórios de renome a estão apoiando”, disse.
O coordenador geral da campanha, Renato Nery, definiu o atual momento eleitoral na OABMT: “A primeira mulher que foi presidente da Ordem foi lançada pelas minhas mãos, Maria Helena Povoas. Acredito tanto na mulher, que acho que se o mundo tem que mudar que seja pelas mãos da mulher, que é responsável pela vida. Que tem responsabilidade dobrada com relação ao desfecho da nossa sociedade. Acredito que tanto os advogados quanto as advogadas devem pensar a candidatura de Luciana Serafim com muito carinho”.
Na avaliação de Renato, os advogados não podem ficar focados somente nas questões corporativas. “A sociedade também precisa de uma instituição forte e que lute contra os fatos nebulosos da nossa política, não que faça parte dele como normalmente vemos. Luciana Serafim representa esse resgate e vai mudar essa história, com certeza”, finalizou o coordenador.