Unemat divulga resultado da 1ª Mostra Científica do Pantanal
Por assessoria
20/08/2012 - 16:38
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) divulgou, nesta segunda-feira (20.08), o resultado da 1ª Mostra Científica do Pantanal, evento realizado na última sexta-feira no ginásio da Cidade Universitária. O resultado pode ser acessado em www.unemat.br.
De cada série, foi escolhido um trabalho vencedor. Os integrantes do grupo vão ganhar jogos de madeira feitos artesanalmente. Os três melhores na classificação geral estão selecionados para participar do evento nacional Ciência Jovem, realizado pelo Espaço Ciência de Recife (PE), em outubro.
São eles: "Calculatriz: modelagem e desenvolvimento de um software para cálculo com matriz", dos alunos Carolina de Lima, Lucas Castrillon, Roberto de Souza Junior e Thaisa Rodrigues, orientados pelo professor Bernardo Bisseck; "Possível contaminação por óleos da água do rio Paraguai na Baia do Malheiros", dos estudantes Anderson de Andrade, Emerson de Oliveira, Thais Cristina Hurtado e Wellington de Barros, com orientação de Demétrio Sousa; e "Monitoramento de fungos em grãos armazenados de soja no município de Cáceres-MT", de Lucas Miller e Julia Montecchi sob oreintação de José Ricardo Castrillon. Todos esses alunos e professores do Instituto Federal de Educção, Ciência e Tecnologia de Cáceres (IFMT).
Foram utilizados como critérios para avaliação caráter investigativo, conhecimento científico, organização da apresentação, materiais, habilidade criativa e originalidade. Para Marco Borges, coordenador do projeto e professor de matemática da Unemat, os projetos estavam em um bom nível e se destacaram, principalmente, pela originalidade. “Muitos projetos apresentados são fruto de pesquisas realizadas realmente pelos alunos. Não são simples cópias de livros ou de internet”.
Foram apresentados 81 trabalhos de ciências naturais e exatas de diversas áreas, dentre as quais, meio ambiente, saúde, agricultura, além de mecânica e robótica, de agricultura. O evento reuniu 320 alunos do ensino fundamental e médio de nove escolas públicas e privadas de Cáceres, orientados por 35 professores.
Participaram as escolas estaduais Demétrio Costa Pereira, Frei Ambrósio, Senador Mário Mota, Onze de Março, Ana Maria de Noronha, Natalino Ferreira Mendes, Milton Marques Curvo, QI , Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Cáceres e Centro de Educação Anália Franco.
A Mostra integra o projeto “Revelando Novos Talentos”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O “Revelando Novos Talentos” teve início em março deste ano, com a parceria entre a Unemat e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT).