Termina hoje, 11, o indicativo do Conselho Regional de Medicina CRM, de Mato Grosso, para aplicação de interdição éica no Pronto Atendimento Médico de Cáceres(PAM). O indicativo é resultado de uma vistoria no local. O CRM, há um mês atrás, apontou irregularidades e deu prazo para que fossem sanadas. O prazo termina hoje. Com isso, segundo informou a assessoria de imprensa do CRM, na próxima semana o CRM realizará outra vistoria, para ver o que foi feito no local, para atender as irregularidades apontadas.
O Conselho apontou e pediu providências para os seguintes itens:
-Apresentação de escala médica com pediatra
-indicação de um diretor-técnico
-aquisição de lâmina de laringoscópio
-atualização de cadastro junto ao Conselho Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES)
-atendimento laboratorial de análises clínicas
-saneamento de deficiência de equipamentos e insumos
-plano de ação para sanear as irregularidades.
A reportagem procurou a Secretaria Municipal de Saúde, que respondeu de forma oficial sobre a possibilidade de uma intervenção ética no PAM. A interdição ética é uma suspensão da atividade profissional médica, de caráter provisório ou definitivo, a ser utilizada excepcionalmente para proteger a boa prática médica e o direito à saúde do cidadão. A interdição ética não significa fechamento da unidade. “Cabe ao gestor decidir ou não o fechamento do local. Na interdição ética, os médicos ficam impedidos de dar expediente até a Secretaria de Saúde proporcionar as condições mínimas para que eles possam dar atendimento digno e seguro à população”.
Nota de Esclarecimentos ao Conselho Regional de Medicina - MT
Esclarecemos que:
Após a visita técnica do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso no Pronto-Atendimento Municipal, foram levantados questionamentos e apontamentos de irregularidade dentro da Unidade. Dentre essa visita formam elencadas
Hoje podemos considerar que o PAM vem sofrendo adequações mensalmente, para melhorias, pois investimos nossas forças e concentramos nisso,mas não podemos deixar de lembrar que precisamos do apoio de todos,imprensa,clientes,ministério publico,conselhos de entidades,conselho de saúde,do profissional de saúde,e principalmente do usuário do SUS,pois todos aqui citados são nossos olhos dentro da Unidade de Saúde-PAM,para nos ajudar a errar menos e responder à sociedade com o que de fato anseia.Ao Conselho Regional de Saúde de Mato-Grosso receberá todas essas informações ,e certamente não retirará o direito do povo de ter essa unidade em funcionamento,mas sim nos nortera a resolver como apoiadores da SMS a solucionar as nossas falhas,como assim o fez na ultima visita.
Caceres 11 de maio de 2016
Roger Alessandro Pereira Rodrigues-Secretário Municipal de Saúde