De acordo com levantamento, durante o primeiro semestre de 2016, nas 27 unidades do SINE em todo o Estado, foram 33 mil pessoas encaminhadas para entrevistas de emprego, por intermediação do Serviço Nacional de Emprego - SINE.
A efetivação da contratação, no entanto, fica a cargo da negociação da empresa e trabalhador, cabendo ao órgão, o cadastro do cidadão para as vagas disponibilizadas e ofertadas.
Em Cáceres o SINE conta com 1.315 trabalhadores cadastrados, sendo encaminhados aproximadamente 440 pessoas para a entrevista de emprego durante esse período, com 57 sendo contratadas.
Para o mesmo período o SINE em Cáceres ofereceu cerca de 210 vagas, de acordo com coordenador Pedro Fidelis.
Segundo ele, entre as vagas mais ofertadas por empregadores está a de Serviços Gerais, principalmente em áreas rurais, onde a mão de obra é escassa.
Além das ofertas de vagas divulgadas dia a dia, também faz parte da atribuição do SINE a confecção da Carteira de Trabalho, sendo confeccionadas em Cáceres por mês cerca de 150 a 200 carteiras.
Pedro informou ainda que é dado entrada mensalmente de 180 a 200 pedidos de Seguro Desemprego. E revelou que já faz algum tempo que o Governo cortou os cursos de qualificação que eram oferecidos pelo Pronatec," que eram de extrema valia para a capacitação das pessoas que estão em busca de uma vaga no mercado."
Pedro destaca que a atuação do SINE em Cáceres é forte, e que não mede esforços para auxiliar os trabalhadores no ingresso ou mesmo a recolocação no mercado de trabalho. “Procuramos sempre realizar um trabalho com as empresas que atuam na região, para que elas se cadastrem e disponibilizem vagas”, argumentou.