Diario de Cáceres | Compromisso com a informação
A 5 dias das convenções 4 candidaturas a prefeito estão mantidas em Cáceres
Por Sinézio Alcântara
31/07/2016 - 18:18

Foto: Ilustrativa

por Sinézio Alcântara

 

A cinco dias das convenções que irão oficializar os nomes dos candidatos que irão concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores, quatro candidaturas estão postas para disputa da prefeitura municipal: a do atual prefeito Francis Maris Cruz, que concorre à reeleição, pelo PSDB, a do deputado Adriano Silva (PSB), do médico Sérgio Arruda (PSD) e a do engenheiro Celso Silva (DEM). Partidos considerados tradicionais, como o PMDB, até na sexta-feira, antes do fechamento desta edição, ainda não havia definido, se lançaria candidato ou apoiaria uma das chapas.

            Embora ainda possa haver mudanças, até no último dia das convenções, marcado para o dia 5, situação definida mesmo, está o PSDB, que irá repetir a dobradinha vitoriosa, nas eleições de 2012. O grupo tucano lançou chapa pura, com Francis e Eliene, para prefeito e vice-prefeito, respectivamente.

O PSD liderado pelo deputado doutor Leonardo, confirma a candidatura do médico Sérgio Arruda e o engenheiro Agrônomo, James Cabral (PT). A decisão foi tomada em reunião realizada no último dia (23). Apesar da confirmação, há quem diga que essa composição possa ser alterada, até a convenção. O próprio deputado, chegou a admitir que poderá entrar na disputa, caso haja “interferência” de cima para baixo, se referindo em uma eventual coligação costurada pelo governo Pedro Taques (PSDB) e o vice-governador Carlos Fávaro (PSD) com a finalidade de apoiar candidatura Francis.

A chapa do PSB encabeçada pelo deputado Adriano Silva, também ainda não está totalmente definida. Adriano vem mantendo articulações com vários partidos. Entre eles, o PP, do deputado Ezequiel Fonseca, PR do senador Wellington Fagundes e PMDB, do ex-senador Márcio Lacerda. Ele diz que, os partidos devem se reunir, nas próximas horas para apontar o candidato a vice-prefeito. Não estão descartados nomes como do presidente da Câmara, vereador Marcinho Lacerda e do também vereador Alvasir Alencar, representantes do PMDB e PP, respectivamente.

O DEM do engenheiro civil Celso Silva, garante a manutenção de sua candidatura. Ele tem como candidato a vice-prefeito, o empresário Judson Prata. Embora desconhecidos no cenário político, tanto Celso quanto Judson estão otimistas que podem surpreender na disputa.

As costuras para definição das coligações também se constituem como verdadeiras disputas entre os candidatos. PMDB e PR são os mais assediados. O PSDB do prefeito Francis Maris, recebeu a garantia de apoio de alguns lideres do PMDB, como por exemplo, Pedro Lacerda, presidente da Associação da Zona de Processamento de Exportação (AZPEC) de Cáceres e do presidente do Sindicato Rural, Jeremias Pereira Leite. Já o PSB, do deputado Adriano Silva, garante que conta com apoio do senador Márcio Lacerda, um dos fundadores do partido em Cáceres.

A mesma situação é verificada entre o PSDB e PSB sobre o PR. Francis garante que o Partido da República, presidido pelo empresário Júlio Borges, o Júlio da Semelc, em Cáceres, estará ao lado dos tucanos na disputa. Por sua vez, o deputado Adriano, assegura que o senador Wellington Fagundes, já fechou acordo para apoiá-lo. Há ainda casos curiosos, como por exemplo, o PP que tem o candidato a vice-prefeito na chapa do DEM, mais que também estaria acertando apoio para o candidato do PSB.

Carregando comentarios...

Meio Ambiente

MT lidera ranking nacional de queimadas

30/07/2016 - 07:03